A Polícia Federal deflagou nesta Segunda-feira (17), a “OPERAÇÃO LOBO GUARÁ” (em alusão à nova cédula de R$ 200,00 que começará a circular no País em breve, segundo informações do BANCO CENTRAL DO BRASIL), com o objetivo de cumprir sete mandados de busca e apreensão expedidos em relação à falsificação de cédulas pela 4ª Vara Federal de Cascavel/PR, sendo seis em Cascavel/PR e um em Curitiba/PR.
As apurações tiveram início por meio de informações compartilhadas pelo Gaeco (Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), a partir do desmembramento das investigações iniciais.
A partir das investigações, ficou constatada a existência de uma rede de produção e distribuição de cédulas falsas. A quadrilha foi então identificada com organização e apoio mútuo operacional na produção e distribuição de notas falsas no estado do Paraná, especialmente na região de Cascavel/PR, inclusive com remessa de cédulas via Correios.
O objetivo é apurar os crimes relacionados à moeda falsa- Artigos 288 (Associação Criminosa), 289, Parágrafo 1° e 291 do Código Penal. 20 Policiais Federais deram cumprimento aos mandados.