O vereador Celso Dal Molin (PR) teve acesso a laudos que comprovam a contaminação da água do Lago Municipal, principal cartão-postal de Cascavel, e do Rio Cascavel – manancial de abastecimento público. Os documentos repassados ao parlamentar indicam contaminação de 1046% de bactérias Escherichia Coli – o permitido seria de apenas 1%. Tais micro-organismos seriam produzidos no intestino humano e contaminaram a lama.
A preocupação de Dal Molin seria com a realização de um evento de pesca no Lago Municipal de Cascavel, tradicional todos os anos. Por isso, o parlamentar requer do novo secretário de Meio Ambiente, Rômulo Quintino, documentos que comprovem exames nos peixes do lago.
“Queremos saber se foi feita análise ano passado e se será realizado esse ano, antes da pesca. Quero saber se esse peixe está em condições de consumo. Se não vierem essas análises terei que pedir o cancelamento desse evento. Queremos a análise de vários peixes para saber a qualidade dessa carne”, enfatiza.
Nova CPI
A desconfiança sobre a destinação clandestina de coliformes totais das luxuosas mansões ao redor do Lago Municipal é investigada por Dal Molin e poderá virar uma nova CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
O parlamentar aguarda respostas da Secretaria de Meio Ambiente sobre mapeamentos das bocas de lobo que chegam ao Lago Municipal – tanto das vias públicas, quanto das moradias. Ele aguarda respostas do Município se houve alguma notificação sobre ligação clandestina de esgoto até o Lago.
JOSIMAR BAGATOLI
Foto: Aílton Santos
Legenda: Laudos comprovam a contaminação e vereador quer proibir pesca no Lago Municipal