Cascavel – A 20ª Regional de Saúde de Toledo está investigando quatro casos suspeitos de meningite bacteriana, meningocócica, após uma confraternização na cidade de Quatro Pontes. Um destes casos, já foi confirmado como meningite meningocócica tipo C, de uma jovem, de 19 anos, residente de Toledo, e os demais seguem em investigação por meio de exames que estão sendo analisados pelo Lacen (Laboratório Central do Estado). A previsão é que o resultado seja divulgado ainda esta semana.
Uma reunião entre a Regional e a Secretaria de Saúde de Quatro Pontes, discutiu medidas de prevenção na cidade para evitar um possível surto. Segundo o Município, três casos de meningite meningocócica seriam em pessoas que participaram da festa junina promovida pela Associação de Moradores da Linha Flor da Serra no último dia 10 ou que tiveram contato com participantes do evento.
Segundo a Secretaria de Saúde de Quatro Pontes, todas as medidas foram adotadas para controle da situação. Entre elas, quimioprofilaxia dos contatos próximos e domiciliares, levantamento de demais contatos e o devido monitoramento. A orientação para quem participou da festa junina e apresentar sintomas de febre, cefaleia, vômito/náuseas e manchas avermelhadas pelo corpo, é que procure atendimento e orientação médica rapidamente.
No Estado
O estado do Paraná registrou 315 casos confirmados e 13 óbitos de meningite em 2023. Destes, 101 casos e sete óbitos são relacionados a meningite bacteriana; 155 casos e quatro mortes de meningite viral; 42 casos e uma morte de meningite não especificada e 17 casos e um óbito de meningite por outras etiologias. Com relação a meningite meningocócica, que está inclusa nos dados de meningite bacteriana, o Paraná registrou sete casos e duas mortes em 2023. Dentre essas confirmações, dois casos confirmados são do município de Toledo, um caso de abril e o novo caso confirmado nesta semana.
De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), é importante a população para os cuidados básicos de higiene, etiqueta respiratória, ventilação de ambientes e especialmente a vacinação contra a doença. A prevenção da doença se dá a partir da vacinação contra a meningite nas faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde, além de evitar ambientes com aglomeração, uso de máscara e medidas de higiene em geral.
No ano passado, o Estado atingiu 85,71% da meta vacinal da vacina Meningocócica C, indicada para crianças menores de um ano e da vacina ACWY, incorporada em 2020 e atualmente destinada a adolescentes de 11 a 14 anos. Já o registro de 2022 indica 116,6 mil vacinas aplicadas dentro da estimativa de 600 mil adolescentes nesta faixa etária, menos de 20% da população-alvo.
Foto Facebook/Prefeitura de Quatro Pontes
+++
Paraná ultrapassa 100 mil casos de dengue e confirma mais 10 óbitos
Cascavel – A Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou ontem (20) que o Paraná ultrapassou a marca de 100 mil casos de dengue no atual período epidemiológico, iniciado em 31 de julho de 2022 e que será concluído em 40 dias. O novo boletim aponta 100.686 confirmações da doença e 78 óbitos, sendo que 10 deles apenas nesta semana. De acordo com o boletim, 362 municípios apresentam casos confirmados e 63.569 casos ainda estão em investigação.
Os 10 óbitos relatados no boletim desta semana ocorreram entre os meses de março e maio, em seis municípios do Paraná. Dentre eles, estão quatro moradores de Foz do Iguaçu, duas mulheres, de 47 e 26 anos, e dois homens, de 35 e 61 anos; três pessoas residentes no Litoral do Estado (um homem de 66 anos de Guaratuba, e outro homem e uma mulher, com 30 e 73 anos, ambos de Pontal do Paraná); um homem de 79 anos, de Cafezal do Sul; um homem de 81 anos, de Faxinal; e uma mulher de 62 anos, de Jandaia do Sul. Das dez pessoas, oito tinham comorbidades.
Além disso, o boletim traz os números de casos de chikungunya e zika, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Durante este período não houve confirmação de casos de zika. Já o panorama de chikungunya no Paraná tem 635 casos confirmados da doença, sendo 518 autóctones, e três óbitos. Cascavel tem 129 casos de dengue confirmados e 8 de Chikungunya.
O Paraná tem 30 cidades que estão classificadas em situação de risco de epidemia; 163 em alerta e 114 em situação satisfatória para o IPP (Índice de Infestação Predial). Vale a pena lembrar que mais de 75% dos criadouros são passíveis de eliminação, como vasos de plantas, pneus e lixo, o que evidencia a necessidade de sensibilização da sociedade para o cuidado com seu domicílio e a intensificação dos serviços de limpeza urbana e destinação de resíduos.