Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde apontou que todos os estados brasileiros estão com pouco estoque e o Paraná está com estoques de bloqueadores musculares e sedativos em “estado crítico”.
A Sesa (Secretária Estadual de Saúde) informou que os estoques de medicamentos utilizados para a intubação de pacientes com covid-19 estão no limite e devem durar sete dias.
Segundo o Ministério da Saúde, os estoques indicados são para que durem até sete dias, caso seja superior, a indicação é que emprestem para outros municípios e hospitais.
Na última semana, a Sesa enviou cerca de 150 mil ampolas de medicamentos – entre sedativos e bloqueadores – para os hospitais que integram a estratégia de enfrentamento da pandemia e aos municípios que estavam com dificuldades na aquisição dos insumos.
De acordo com a assessoria, a secretaria está viabilizando a aquisição de medicamentos e articulando com o Ministério da Saúde a remessa de novas unidades de sedativos.
Em Cascavel, o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, informou que os estoque estão regulares e que não haverá falta desses medicamentos para os próximos dias. De acordo com ele, o Município se preveniu e realizou uma boa aquisição de insumos.