A Organização Mundial da Saúde, por meio do seu Comitê Consultivo de Vacinas covid-19, formado por especialistas em imunização de todo o mundo, acaba de recomendar o uso da vacina Oxford-AztraZeneca. O documento de recomendação destaca que o imunizante é extremamente eficaz e seguro.
Segundo o Comitê, a vacina deve ser usada em adultos acima de 18 anos, inclusive em idosos. Além disso, os especialistas reforçam a indicação demonstrada pelos testes da vacina de que um intervalo longo entre as duas doses, de oito a 12 semanas, aumentaria a sua eficácia.
A OMS recomenda o uso do imunizante inclusive para as novas variantes que vêm circulando no Brasil e em outros países, como a África do Sul. O documento enfatiza que a vacina previne os casos graves e as hospitalizações por covid-19 e, por esta razão, deve ser utilizada independentemente de haver diferentes variantes do vírus circulando no local.
De acordo com os estudos publicados sobre a vacina Oxford-AztraZeneca, sua eficácia geral é de 82%. A Fiocruz recebeu um primeiro lote do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) no último dia 6/2 e iniciou a produção das vacinas no país. A previsão é que as doses iniciais produzidas no Brasil sejam entregues ao Ministério da Saúde no início de março.