O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, atendeu a imprensa na manhã desta segunda-feira (20) para falar sobre a reunião com a SESA (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná).
O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) se reuniu ontem (19), com representantes da saúde regional e estadual a fim de discutir a situação de superlotação enfrentada na última semana pelo HUOP e buscar uma saída priorizando as demandas de cirurgias emergenciais; com isso, deve crescer a rotatividade de pessoas que precisam de atendimento no HUOP.
Alexandre Webber, reitor da Unioeste, falou da importância e da expansão do HUOP desde a pandemia e o início de mutirões cirúrgicas. “Existe uma cultura no HUOP em que se diz ‘do tamanho que está, tá bom’. Na verdade, nosso objetivo é mostrar que o HUOP pode ser maior e ainda se tornar mais referência em nossa região. Desde o início da nossa gestão foram implantados mais 46 leitos de UTI e 20 de enfermaria, atualmente contamos com 296 leitos no HUOP. Com novos mutirões de cirurgias de urgência e emergência que devem começar em breve, vai abrir um novo fluxo para a fila de espera. Com isso, todo nosso esforço em desafogar as Unidades de Pronto Atendimento desde a pandemia se torna realidade e garantimos maior capacidade de operações para toda a região Oeste, ressaltou Webber.
Veja acima a entrevista na íntegra.