Contas Paranhos
Brasil - A Câmara de Cascavel realiza nessa terça-feira (27), uma sessão extraordinária para votar as contas do ex-prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos, referentes ao ano de 2022. Os vereadores irão votar o parecer prévio emitido pelo TCE-PR (Tribunal de Contas do Paraná).
Com ressalvas
O parecer do TCE é pela regularidade das contas de Paranhos com duas ressalvas. A questão é que, no ano passado, o ex-prefeito de Cascavel, Edgar Bueno (PSDB) teve as contas reprovadas pelos vereadores de Cascavel por conta de ressalvas do TCE. Será que os vereadores darão o mesmo destino às contas de Leonaldo Paranhos?
CPI na Câmara?
O vereador cascavelense Policial Madril (PP), anunciou, ontem (26), durante a sessão na Câmara de Cascavel, que irá apresentar uma proposta de CPI para investigar o caso do servidor municipal acusado de assédio sexual contra uma criança em um CMEI da cidade. A iniciativa surgiu após a manifestação de duas mães que estiveram na Câmara ontem cobrando apuração mais rigorosa sobre o episódio.
Reforma tributária
A Assembleia Legislativa do Paraná realizou ontem (26), uma audiência pública sobre os impactos da reforma tributária, com foco nos setores público e privado. O debate contou com participação da Faciap, Fiep, Ocepar e OAB, que destacaram desafios da transição e defenderam maior diálogo com a sociedade.
Lula no Paraná
O presidente Lula (PT) estará na quinta-feira (29) no Paraná para a desapropriação de uma fazenda que beneficiará o MST (Movimento Sem Terra), na região dos Campos Gerais do estado. A visita vai oficializar a criação do assentamento de mais de 400 famílias na comunidade Maila Sabrina, localizada no limite entre os municípios de Ortigueira e Faxinal.
Pesquisa Senado
Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas sobre o cenário eleitoral de 2026 mostra que os nomes preferidos dos paranaenses para o Senado Federal são Roberto Requião e Ratinho Junior. No primeiro cenário, Requião aparece com 33,2%, seguido de Beto Richa com 32,1%, Cristina Graeml 23,7%, Filipe Barros 22,8%, Pedro Lupion 11,71% e Zeca Dirceu 11,7%.
Cenário II
Em um segundo cenário, com o governador do Paraná Ratinho Junior na disputa, ele aparece em primeiro com 62,3%, Requião 26,8%, Beto Richa 25,2%, Filipe Barros 19,8%, Gleisi Hoffmann 16,3% e Pedro Lupion 8,9%. No cenário espontâneo, Ratinho também é o mais lembrado por 2,7% dos entrevistados, seguido de Sergio Moro com 1,1%. Os demais citados não somaram 1% e não sabem ou não opinaram são 86,3%.
Taxação bets
O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, defendeu o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), anunciado recentemente pelo governo federal. Mercadante afirmou ainda que uma das alternativas seria aumentar os impostos sobre as apostas esportivas, as chamadas bets.
Aumento IOF
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), criticou o aumento do IOF anunciado e revogado pelo governo na última quinta-feira (26). “O Brasil não precisa de mais imposto, precisa de menos desperdício”, afirmou. Para Motta, “o Executivo não pode gastar sem freio e depois passar o volante para o Congresso segurar”.