Política

Informe da Redação

Sucessão Paraná

Brasil - A disputa interna no PSD do Paraná para sucessão de Ratinho Junior ao governo do Estado em 2026 já está quente nos bastidores. Em entrevista, o governador cravou que vai apoiar uma candidatura do PSD para sucessão. A declaração foi bem recebida por alguns pré-candidatos ao Palácio Iguaçu, Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa, Darci Piana, vice-governador, Guto Silva, atual secretário das Cidades, e o ex-prefeito Rafael Greca, todos do partido do governador.

Outras legendas

Com isso, o governador, acaba descartando o apoio às candidaturas de outras legendas, como, por exemplo, do senador Sergio Moro que hoje está no União Brasil e pretende disputar o Palácio Iguaçu.

Terceiro mandato?

O governador ainda afastou a possibilidade, comentada nos bastidores de indicar um sucessor aliado que lhe permita voltar em 2030, caso o projeto presidencial em 2026 não decole. Quando questionado, Ratinho descartou a estratégia. “A vida da gente é ciclo. Eu acho que fiz minha parte. Nunca na política podemos falar que nunca mais, mas acho que estou cumprindo minha missão no Estado.”

Pedido negado

Por uma diferença de apenas quatro votos, os desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná negaram o habeas corpus do deputado estadual Ricardo Arruda (PL) que buscava anular a investigação do Ministério Público do Paraná que culminou com a denúncia pelos crimes de lavagem de dinheiro e concussão. Agora, o TJPR irá apreciar o recebimento da denúncia e também o pedido de afastamento de Arruda do mandato parlamentar.

Pedido afastamento

O presidente da OAB-PR, Luiz Fernando Casagrande Pereira, revelou que a entidade vai pedir o afastamento do deputado estadual Ricardo Arruda (PL) da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná. “A Ordem entende que ele não tem condições de ficar na mais importante comissão da Casa”, disparou Pereira.

Regimento Alep

O deputado estadual Marcio Pacheco (PP), vice-presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Alep, anunciou que está em andamento um processo de aprimoramento do Regimento Interno da Casa. Nos próximos dias, os parlamentares receberão um esboço do novo regimento, permitindo-lhes opinar e contribuir para a atualização das normas do parlamento estadual.

Títulos cancelados

O Tribunal Superior Eleitoral informou ontem (20) que deve cancelar mais de 5 milhões de títulos eleitorais de pessoas que faltaram às três últimas eleições sem apresentar justificativa ou pagar as multas necessárias. O prazo para regularizar a situação do título se encerrou na segunda (19).

Nova chance

Esses eleitores, contudo, ainda têm uma última chance de regularizar sua inscrição eleitoral. Para isso, é necessário comparecer a um cartório eleitoral ou acessar o autoatendimento na internet e fazer um requerimento. Caberá ao juízo eleitoral decidir se afasta ou não o cancelamento, baseado na documentação anexada ao processo.

Perdeu o líder

O vereador de Corbélia, André Lira, líder do Governo Thiago Stefanello na Câmara Municipal renunciou ao cargo de líder. Em anúncio realizado nas redes sociais, Lira disse que estaria renunciando por “motivos maiores”, sem informais especificamente qual a motivação.