Vereadores na APAE
Paraná - Aproveitando a presença nas comemorações alusivas aos 54 anos da Apae de Cascavel, os vereadores Valdecir Alcântara, Hudson Moreschi e o presidente da Casa, Tiago Almeida, conheceram de perto o Centro de Habilitação e de Reabilitação da Apae de Cascavel, em fase final de construção. O espaço contará com a sala de fisioterapia mais moderna do País. Atualmente, são realizados mensalmente, cerca de 7,6 mil procedimentos na área da saúde pela Apae de Cascavel. Também participou do encontro o secretário de Saúde de Cascavel, Ali Haidar.
Salto Portão
A Comissão de Turismo e Assuntos Internacionais da Câmara de Cascavel solicitou ao Poder Executivo um estudo de viabilidade de entregar à iniciativa privada a administração do Parque Municipal Salto do Portão, situado no distrito de Rio do Salto. É nele que está localizada a Ponte Molhada, um conhecido ponto de atração turística. Os vereadores alegam que o local, apesar de seu potencial turístico, “encontra-se em visível estado de abandono”.
Antidepressivo
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que a Polícia Penal do Paraná forneça o antidepressivo a Moacir José dos Santos, condenado a 17 anos de prisão e multa de R$ 30 milhões pela participação nos atos de 8 de Janeiro. Segundo a defesa, Moacir utilizava a substância há um ano e meio, mas está sem tratamento desde que foi preso, em novembro de 2024, após fugir para a Argentina. Moacir é cascavelense e foi um dos primeiros condenados no processo.
PP reforçado
A ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), anunciou a entrada de dois parlamentares no Partido Progressistas. São a deputada estadual Mabel Canto, do PSDB, e o deputado federal Nelsi Coguetto Maria, mais conhecido como Vermelho, do PL. A chegada da dupla acaba mexendo no xadrez político paranaense e deverá ter reflexos no pleito de 2026.
Reforma Tributária
O secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, foi indicado para fazer parte do Conselho Superior do Comitê Gestor do Imposto Sobre Bens e Serviços, instituição criada pela Reforma Tributária para cobrar, fiscalizar e distribuir o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) à medida que o novo tributo substitui o ICMS. O comitê será formado pelas autoridades máximas da administração tributária estadual ou distrital, os secretários de Fazenda, Finanças, Tributação ou equivalente.
Saúde
O Governo do Paraná repassou aos 399 municípios do Paraná recurso financeiro para a qualificação do acesso e atendimento de procedimentos de Média Complexidade Ambulatorial. No total, foram transferidos R$ 150 milhões, calculados de maneira proporcional ao tamanho da população de cada cidade. Os atendimentos de média complexidade incluem exames como tomografias, endoscopias, ultrassonografias, além de consultas com especialistas.
Impacto na arrecadação
Em parecer enviado ao STF, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional alertou que autorizar a chamada pejotização de trabalhadores pode ter “consequências nefastas” sobre a arrecadação fiscal e o custeio da Previdência. O assunto ganhou destaque após a decisão do STF em suspender o andamento de todos os processos sobre o tema, em todos os tribunais do país.