POLÍTICA

Informe da Redação

Itaipu x Sandro Alex

Brasil - A Itaipu Binacional moveu uma ação contra o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. A queixa-crime, assinada pelo diretor jurídico da binacional, Luiz Fernando Delazari, foi protocolada na semana passada. A ação requer a condenação do secretário pela prática do crime de difamação e é baseada em declarações feitas por Sandro Alex em um programa de rádio, onde chamou a Itaipu de “usina da corrupção”.

Na Alep

Sem citar o processo criminal, o deputado estadual Marcelo Rangel, que é irmão de Sandro Alex, subiu à tribuna da Alep para reafirmar as acusações reproduzidas na rádio de Ponta Grossa. Rangel disse que a Itaipu hoje é conhecida como “usina das mordomias, galinha dos ovos de ouro do governo Lula, usina do cofre aberto e também usina da corrupção”.

Defesa

O deputado estadual Professor Lemos (PT), defendeu a Itaipu durante a sessão da Assembleia. Ele elogiou a gestão do diretor-geral Ênio Verri e negou irregularidades. Lemos ainda pontuou que a Itaipu tem investido em projetos apresentados por deputados do governo Ratinho Junior, inclusive, R$ 10 milhões investidos na construção de uma ponte entre as cidades de São João do Triunfo e Lapa, encabeçada pelo líder do Governo Ratinho Junior na Alep, deputado Hussein Bakri (PSD).

Câmara Criminal

O Tribunal de Justiça do Paraná enviou ofício à Assembleia Legislativa do Paraná encaminhando anteprojeto de lei que cria cinco cargos de desembargador e dois de juiz substituto para instalação de câmara criminal com competência exclusiva em violência doméstica e familiar contra a mulher.

Dallagnol ao Senado?

O partido Novo deverá lançar o ex-deputado federal Deltan Dallagnol ao Senado em 2026. O presidente da legenda, Eduardo Ribeiro, afirmou que a Casa Alta será uma prioridade nas próximas eleições. O ex-procurador da Lava Jato se elegeu deputado federal pelo Podemos do Paraná em 2022, sendo o candidato mais bem votado no Estado, com 344 mil votos. No entanto, teve seu mandato cassado pelo TSE em maio de 2023.

Racha no UB?

O Ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), disse na segunda-feira (7), que ‘respeita’ o lançamento da pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), à presidência em 2026, no entanto, segundo ele, uma “ampla maioria” apoiará uma possível tentativa de reeleição do presidente Lula no pleito do próximo ano.

Ministro denunciado

A Procuradoria-Geral da República denunciou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho por suspeita de desvio de emendas parlamentares no período em que era deputado federal. A acusação foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal, que vai decidir se torna o ministro réu. Em nota, Juscelino afirmou que é inocente e que confia na Corte para rejeitar a denúncia. Até o fechamento desta edição, o presidente Lula não havia se manifestado sobre a denúncia.