Graeml ao Senado pelo Podemos
Cascavel - A jornalista Cristina Graeml, fenômeno eleitoral na disputa pela Prefeitura de Curitiba em 2024, assinou sua filiação ao Podemos, em Brasília, ontem (12), e é pré-candidata ao Senado pelo Paraná nas eleições de 2026 com apoio e indicação do ex-senador Alvaro Dias. O empresário e ex-deputado federal Alfredo Kaefer prestigiou a filiação de Graeml, tendo convite para sua filiação ao Podemos reforçado pela deputada federal por São Paulo, Renata Abreu, presidente nacional da legenda, e por Alvaro Dias. Kaefer confirmou que o Podemos deverá ser sua legenda, com participação ativa no processo político estadual e nacional. Deputado eleito em três mandatos consecutivos (2007 a 2018), ele não descarta possibilidade de disputar eleição para Câmara Federal em 2026.
Primeira baixa
O governo Renato Silva pode sofrer seu primeiro desfalque nos próximos dias. Circulam rumores de que o presidente da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel), Alcione Gomes, deve deixar o cargo assim que retornar de férias. Aliado de primeira hora do ex-prefeito Leonaldo Paranhos, Gomes estaria insatisfeito com algumas nomeações feitas por Silva dentro da fundação.
Três governadores
O Show Rural Coopavel registrou um encontro inédito na terça-feira (12): três governadores de Estado participaram simultaneamente do evento. Além de Ratinho Junior (Paraná), estiveram presentes Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul) e Antonio Denarium (Roraima). Os ex-governadores paranaenses Mário Pereira e Orlando Pessuti também marcaram presença.
Reforma no Iguaçu
A coluna apurou que o governador Ratinho Junior pretende realizar uma reforma no secretariado até o dia 7 de março. A troca de comandos no primeiro escalão já mira as eleições gerais de 2026.
No Show Rural
A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, desembarca hoje (13) em Cascavel para prestigiar o 37º Show Rural Coopavel. Ela cumprirá agenda com lideranças do agronegócio e do setor empresarial. Também é esperada a visita do senador Sergio Moro (União Brasil) e de uma comitiva da República de Benin, na África Ocidental, que quer conhecer de perto a tecnologia do agronegócio brasileiro.
MDB se prepara
A executiva estadual do MDB se reuniu para discutir o cenário político no Paraná e no Brasil, além de traçar estratégias para as eleições de 2026. Como parte desse planejamento, o partido realizará um Encontro Estadual em Curitiba no dia 24 de março, data em que a legenda completa 59 anos.
O Paraná e sua história
“Prefeito emérito” de Curitiba, Rafael Greca, esteve no Show Rural ontem e, como de costume, compartilhou histórias. Uma delas foi sobre a origem do nome do estado do Paraná. Segundo Greca, houve disputa entre o Barão de Antonina queria que a região se chamasse Antonina, e o Visconde de Guarapuava que preferia Guarapuava, enquanto a Câmara de Curitiba defendia o nome da capital. A decisão final coube a Dom Pedro II que, ao avistar o Rio Paraná, determinou que o estado se chamasse Paraná.