Política

Informe da Redação

Mercado Municipal de Cascavel

Durante a apresentação da Escola de Governo de Cascavel, o prefeito Leonaldo Paranhos, falou sobre a construção de um novo centro de eventos e do mercado municipal de Cascavel. Segundo Paranhos, a área para a construção já está sendo estudada, contudo, Paranhos acredita que o projeto não possa ser concluído na gestão dele, que finaliza em 2024, porém, pretende deixar o projeto pronto para o próximo prefeito de Cascavel dar seguimento.

 

Avanço

A atividade econômica avançou 0,1% em novembro em relação ao mês anterior, conforme indicou o Monitor do PIB-FGV, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com o mesmo mês de 2021, o crescimento do PIB (soma dos bens e serviços produzidos no país), ficou em 2%.

 

Piso nacional professores

O Ministério da Educação publicou portaria com o novo piso nacional dos professores. O novo piso será de R$ 4.420,55 em 2023, um aumento de 15% em relação aos R$ 3.845,63 de 2022. Apesar da publicação da portaria, cada município deverá enviar legislações as Câmaras de Vereadores para aprovar a norma. Em Cascavel, o vereador Edson Souza (MDB), disse que irá trabalhar em busca da aprovação do projeto.

 

Presidência Senado

O Partido Liberal (PL), principal sigla de oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e agremiação do ex-presidente Jair Bolsonaro, lançou o nome do Senador Rogério Marinho, do Rio Grande do Norte, como candidato à presidência do Senado Federal. Ex-ministro do Desenvolvimento do governo Bolsonaro, Marinho é o terceiro nome anunciado para o pleito.

 

Presidência Senado

O atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) é candidato à reeleição, e terá na disputa o apoio dos partidos aliados do atual governo Lula. Pelo menos até o momento, os oposicionistas dividem-se entre duas candidaturas. Além de Marinho, também lançou seu nome o senador Eduardo Girão (Podemos).

 

Gastos eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná deu cinco dias para o ex-procurador e deputado federal eleito Deltan Dallagnol (Podemos) e o ex-juiz e senador eleito Sergio Moro (União Brasil) apresentem as defesas ás acusados de abuso de poder econômico em suas campanhas eleitorais. Tanto Dallagnol quanto Moro foram questionados judicialmente pela Federação Brasil da Esperança.

 

Investimentos 2023

Os planos do Governo do Paraná para atrair novos investimentos e ampliar negócios já instalados, foram apresentados a um grupo de empresários em Curitiba. O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, mostrou as ações do governo para 2023 no primeiro encontro do ano do Lide (Grupo de Líderes Empresariais do Paraná).

 

Golpe Nota Paraná

A Secretaria da Fazenda do Paraná alerta que contribuintes paranaenses estão recebendo um e-mail, supostamente enviado pela própria pasta, com valores relacionados ao CPF do destinatário e informações sobre um possível saque dentro do Nota Paraná. Trata-se de um golpe que visa prejudicar os cidadãos.