Política

“Teatro terá que parar”

Com salas que sequer receberam reboco nas paredes, hoje completa exatamente três anos da inauguração do Teatro Municipal de Cascavel. A estrutura apresenta problemas graves e o maior deles está no telhado. A infiltração provoca danos e quando chove os lixeiros são usados para conter a água no último piso. Em alguns pontos é possível ver o gesso quebrado ou com sinais dos efeitos da água.

Embora tenha tão pouco tempo de uso, o teatro terá que passar por uma ampla reforma. Isso mesmo: a estrutura paga pelos cascavelenses no valor de R$ 15,4 milhões – bem além dos R$ 5,6 milhões orçados inicialmente – terá que receber ainda mais verbas públicas. A previsão é que a partir de 22 de dezembro deste ano o teatro seja fechado até março para que essas adequações sejam feitas. “O teatro terá que parar. A reforma terá que ser mais ampla. É claro que os problemas serão solucionados de maneira paliativa – como as goteiras. Mas existem outras situações que demandam um empenho maior”, diz o novo secretário de Cultura e Esportes, Ricardo Bulgarelli, que assumiu o setor oficialmente na manhã de ontem.

Outras obras

Além do telhado, estão previstas obras nas salas que continuam sem os serviços de acabamento, como rebocos, pinturas, piso e forro. Tem ainda banheiros sem a louça e auditórios sem os materiais necessários. Uma das maiores intervenções será mesmo no salão principal – as poltronas são consideradas desconfortáveis. Para se ter uma ideia, se alguém precisa sair do meio da plateia, todos os demais precisam se levantar para dar espaço. A inclinação do piso terá que ser alterada, com isso,todas as poltronas serão removidas.

Alteração no palco

Outra obra prevista está no palco, que será alterado: ele terá que ser reduzido. “O sistema de som está atrás do palco, o que prejudica as apresentações. Precisamos encarar o problema de frente e não postergar. Aliás, essa é uma obra da postergação”, complementa o secretário que aponta como estratégia de trabalho o planejamento. “Devemos pensar antes de fazer. Algo que aprendi com meu pai: ‘fazer bem feito para fazer uma só vez’. Devemos ter seriedade e respeito ao trato público”, diz Bulgarelli.

 

Teatro de 15 anos

Após quase 15 anos, o Teatro Municipal de Cascavel foi inaugurado em 10 de abril de 2015 com a apresentação da Escola do Teatro Bolshoi – espetáculo “Don Quixote”. A obra teve início em dezembro de 2000 e foi concluída com investimentos municipal e estadual. Com as mudanças no projeto que previa 5,69 mil metros quadrados – escolhido por meio de um concurso em 1991 -, a obra ficou com 8,53 mil metros quadrados distribuídos por cinco andares. A capacidade dobrou de 750 para 1.368 lugares divididos entre o auditório principal, outros três auditórios e na sala de orquestra.