Em duas ocorrências distintas da Operação Flagellum em Marechal Cândido Rondon (PR), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu dois caminhões carregados com aproximadamente um milhão de cigarros de origem estrangeira na manhã desta terça-feira (16).
Na primeira ocorrência, por volta das 6h, os policiais rodoviários federais se deslocavam pelo perímetro urbano da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) quando avistaram um caminhão estacionado em local ermo, sem qualquer responsável por ele nas imediações. Ao realizar a fiscalização e retirar a lona do semirreboque, a equipe constatou que o veículo estava carregado com grande quantidade de caixas de cigarro de origem estrangeira.
Posteriormente, enquanto a equipe se deslocava pela BR-163, próximo ao Km 295, para levar o caminhão apreendido à Receita Federal de Guaíra (PR), cerca de uma hora após a ocorrência, desconfiaram de um caminhão bitrem que vinha em sentido contrário. Ao dar voz de abordagem, o motorista do caminhão estacionou o veículo distante da viatura, abriu a porta e empreendeu fuga a pé em meio ao milharal. Buscas foram feitas na região, mas ninguém foi encontrado. Dentro da carroceria do caminhão, um Iveco Stralis 490, foi encontrado outro carregamento de cigarros contrabandeados.
As duas apreensões totalizaram aproximadamente 1 milhão de maços de cigarros de origem estrangeira, trazidos ilegalmente ao país. O valor estimado das mercadorias gira em torno de R$ 5 milhões. As ocorrências foram encaminhadas para a Receita Federal de Guaíra.