Cascavel e Paraná - Um veículo transportando dez celulares contrabandeados foi perseguido pelo helicóptero Falcão 13 da Polícia Militar do Paraná (PMPR) na última quarta-feira (24), em Cascavel, região Oeste do estado. A ação contou com apoio aéreo do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que acionou uma equipe terrestre do 6º Batalhão da PM para realizar a abordagem na BR-277. O carro e a carga foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal.
A atuação das aeronaves tem sido um diferencial no combate ao crime no Paraná. Desde 2023, quando o Governo do Paraná lançou o Projeto Falcão, com investimentos em tecnologia aérea, a Secretaria da Segurança Pública já apreendeu cerca de R$ 89,6 milhões em drogas por meio do uso de helicópteros e drones.
Entre os materiais interceptados com o apoio das aeronaves até agosto deste ano estão: 4,1 toneladas de maconha, 458 quilos de cocaína, 45 mil pacotes de cigarros, 104 mil unidades de cigarros eletrônicos, além de 6,5 mil produtos eletrônicos. Também foram apreendidos 96 veículos, 10 armas de fogo e até um helicóptero.
Frota aérea reforçada
Neste mês de setembro, o Governo do Paraná realizou a maior ampliação da frota aérea de segurança pública da história do estado, com a entrega de cinco novos helicópteros. Três dessas aeronaves foram destinadas à Polícia Militar, uma à Polícia Civil e outra ao Corpo de Bombeiros. O investimento total foi de R$ 49,3 milhões.
Os novos helicópteros serão utilizados em operações de combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado, além de resgates complexos e transporte de vítimas em estado grave. Com a ampliação, a frota aérea da Secretaria da Segurança Pública passa de 15 para 20 aeronaves — um aumento de 33%.
Fonte: AEN