Subiu de 12 para 16 o número de presos que testaram positivo para covid-19 na PEFB (Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão) no Sudoeste do Paraná. O número segue um levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde do município ainda na quarta-feira (8).
Segundo informações extraoficiais, o número de policiais penais com o novo coronavírus também é preocupante. Já são oito agentes em tratamento para a doença que pode se espalhar pelo sistema carcerário se não for contida à tempo.
Nesta semana, o primeiro condenado da Lava Jato, o ex-deputado Nelson Meurer teve que ser internado após sintomas gripais. Ele estava na mesma área que dois apenados testaram positivo para covid-19.
Em entrevista ao Jornal de Beltrão nesta semana, o diretor da PEFB e coordenador regional do Depen _PR (Departamento Penitenciário do Paraná), Marcos Andrade disse que apesar de todo o cuidado, ainda há preocupação de que o vírus se alastre, já que os presos que são suspeitos ou testaram positivo vão para a 19ª SDP (Subdivisão Policial).
A Cadeia Pública da 19ª SDP é a “Unidade Sentinela”, porta de entrada para o sistema carcerário de toda a região. Esse também é o local onde os presos cumprem o isolamento social e depois são encaminhados para as demais unidades penais onde devem permanecer presos.
Segundo o Depen, em todo o Paraná, 223 presos testaram positivo para o novo coronavírus e nenhuma morte foi registrada.
O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na quarta-feira (8), Francisco Beltrão tem 205 casos confirmados, desses, 130 já estão recuperados, 71 estão em recuperação e quatro mortes já foram registradas desde o início da pandemia.
O município tem mais 140 casos em investigação.