Opinião

Nova versão do PELT apresenta mais de 140 obras prioritárias para o Paraná

Maior parte das demandas continua relacionada a melhorias em rodovias. Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep
Maior parte das demandas continua relacionada a melhorias em rodovias. Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep

Após passar por um processo de atualização, o Plano Estadual de Logística em Transporte – PELT 2035 ganhou uma nova versão. Elaborado em conjunto por diversas entidades da sociedade civil, sob coordenação técnica da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o PELT apresenta os projetos prioritários para que o Estado elimine gargalos logísticos. Enquanto a edição anterior, lançada em 2016, trazia 97 projetos, a versão atual tem mais de 140 obras consideradas necessárias.

 

As novas contribuições foram coletadas em sete reuniões regionais realizadas em julho, que contaram com a participação de mais de 440 pessoas. “Ouvimos as pessoas para ter um olhar fino em relação às necessidades regionais”, explica o gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, João Arthur Mohr.

 

As principais demandas continuam relacionadas a melhorias na malha rodoviária do Paraná. Boa parte das obras necessárias está contemplada no novo modelo de pedágios, que deve começar a ser licitado ainda neste ano. Porém, outras intervenções não previstas nas concessões foram solicitadas pelas lideranças regionais.

 

No caso das ferrovias, as principais demandas estão relacionadas ao projeto da Nova Ferroeste, ligando o Mato Grosso do Sul ao litoral do Paraná, que também deve ser licitado em breve. As necessidades apontadas para os modais aeroviário e portuário, além de dutovias e infovias, também seguem como destaques do plano.

 

Novidades – A nova versão do PELT apresenta alguns itens até então não abordados. Um deles é a navegação de cabotagem, o transporte marítimo entre portos brasileiros, que surge como opção ao transporte rodoviário para mercados mais distantes do país. Outra novidade é a mobilidade urbana. “Estamos incentivando as regiões metropolitanas para que trabalhem nisso, com as cidades pensando em conjunto a mobilidade urbana”, diz Mohr.

 

A nova versão do PELT 2035 está sendo entregue a candidatos que concorrem nas eleições deste ano. Após o pleito, será entregue também a todos os eleitos, para que possam contribuir com os esforços para execução dos projetos.