Uma das maiores esperanças de medalhas para o Brasil nos Jogos do Rio-216, o judô não começou muito bem neste sábado, que marca o início das disputadas do esporte na Arena Carioca 2.
Atual campeã olímpíca, Sarah Menezes, da categoria até 48kg, perdeu na sua segunda luta para a cubana Dayaris Mestre Alvarez e deu adeus ao sonho do bicampeonato. A brasileira deixou o sonho pelo segundo ouro por causa de uma punição recebida logo no começo da luta.
Já Felipe Kitadai, da categoria até 60kg, parou a corrida a ouro no combate contra Orkhan Safarov, do Azerbaijão, após duas vitórias nas rodadas eliminatórias. O brasileiro foi derrotado por ippon, o golpe perfeito do judô.
Sarah terá um caminho ingrato na repescagem. Para seguir firme na briga pela medalha de bronze, a piauiense terá de vencer na repescagem a mongol Urantsetseg Munkhbat, que é a atual número um do mundo na categoria. A última vez que elas se encontraram, nas quartas de final do Grand Slam de Tóquio, em dezembro do ano passado, a brasileira levou a melhor. Mas o confronto é bem equilibrado. Foram quatro lutas, com duas vitórias para cada uma das judocas.

CLIMA
Os torcedores estão lutando junto com os judocas brasileiros. Na maior parte da competição, a torcida fica quieta. Mas este cenário muda completamente e fica um barulho ensurdecedor quando Sarah e Kitadai entram no tatame. A única a ser vaiada, entretanto, tem sido a argentina Paula Pareto, número 2 do mundo na categoria de Sarah. Tem um grupo pequeno de argentinos e, em todas as vezes que eles ensaiam um apoio à judoca, a torcida brasileira abafa o som com vaias.
As repescagens, as semifinais e as finais serão disputadas a partir das 15h30m.