Esportes

Hamilton faz pole e tenta impedir título de Rosberg

Líder do campeonato com 367 pontos, Nico Rosberg, da Mercedes, vai ter de pilotar seu carro com todo o cuidado do mundo para ser campeão. Em segundo no grid de largada, após o treino classificatório deste sábado, do GP de Abu Dhabi, ele terá à sua frente o companheiro de equipe, Lewis Hamilton, pole position, que ainda briga pelo título. O australiano Daniel Ricciardo, da RBR, sai em terceiro. Massa ficou em décimo.

Os dois brigaram até o minuto final da terceira parte do treino classificatório para baixarem seus tempos. Mas Hamilton não deu chances ao alemão e fez 1m38s755, conquistado a 12ª pole position do ano. Rosberg, mais cauteloso, fez 1m39s058.

Já no Q1, Lewis Hamilton mostrou que vai lutar pelo título até o fim. Fez o melhor tempo com 1m39s487, mais de um segundo à frente do companheiro de equipe, em quinto. Massa fez o nono tempo, garantindo a passagem para o Q2. Felipe Nasr foi apenas o 19º lugar com a Sauber.

No Q2, ambos foram à pista logo no início para mostrar que a briga pela pole position estava apenas entre eles. Hamilton continuou mais rápido e terminou em primeiro com 1m39s382. Mas, desta vez, Rosberg não ficou tão para trás: 1m39s480. Massa conseguiu novamente no nono tempo, classificando para o Q3.

Contas do título

Com 12 pontos de vantagem, Nico tem uma série de combinações para ficar com o Mundial de pilotos deste ano. A mais simples de todas é vencer a prova ou terminar à frente de Hamilton. Caso não complete a corrida por algum problema, terá de torcer para Hamilton não chegar entre os três primeiros.

Se o alemão ficar fora do pódio – algo que só aconteceu em quatro GPs-, precisará que o companheiro de equipe não vença, caso ele seja 4º, 5º ou 6º; ou seja pelo menos terceiro, caso Nico termine em 7º ou 8º.

Para o inglês, as coisas estão mais complicadas. Porém, não totalmente impossíveis. Ele precisa vencer e fazer figa para o alemão ficar fora do pódio. Se for segundo lugar, só será campeão caso Rosberg chegue em 7º. Em terceiro, vai precisar que o companheiro seja 8º.