Esportes

Guia do Dakar: tudo sobre o desafio, os favoritos e os brasileiros em 2023

A dupla formada pelo navegador alemão Timo Gottschalk e o piloto brasileiro Lucas Moraes é favorita ao título na categoria T1+

Guia do Dakar: tudo sobre o desafio, os favoritos e os brasileiros em 2023

O Dakar 2023 terá início neste sábado com muitas expectativas e poucas certezas. Entre os 455 veículos inscritos nas sete categorias, a lista de possíveis vencedores é grande – e até inclui brasileiros. Mas, como dita a tradição e a própria essência da corrida, na 45ª edição do maior desafio do esporte a motor mundial tudo pode – e deve – acontecer. A prova será disputada nos desertos da Arábia Saudita, deste  sábado (31) até o dia 15 de janeiro.

A corrida será disputada pela quarta vez seguida na Arábia Saudita, após 11 edições na América Latina, que recebeu a prova quando o Dakar foi forçado a abandonar a África devido a crescentes ameaças terroristas. Pelo segundo ano seguido, o rali será válido também para o Campeonato Mundial FIA de Rally Cross-Country.

O percurso será de 8.549km, sendo 4.706km de trechos cronometrados em alta velocidade – as chamadas especiais, correspondentes a um dia de competição. O trajeto prevê alguns trechos já visitados, como os de Al’ula, Ha’il e Riad, mas também inclui percursos inexplorados no inóspito “Empty Quarter” – um deserto gigantesco cujo nome, em tradução aproximada, significa “território inabitado”. Quem se perder por ali estará sozinho em um mar de areia. O Dakar, novamente, promete que a sequência interminável de dunas será predominante na prova.

Ao todo, serão 455 veículos em sete categorias principais: motos, quadriciclos, carros, protótipos leves, UTVs, caminhões e clássicos – destinada a carros do Dakar de várias épocas, mas em percurso menos radical. A principal categoria é a dos carros, por ter os veículos mais sofisticados, velozes e os pilotos mais importantes. Entre os 73 automóveis, há algumas subcategorias determinadas pela configuração das máquinas, incluindo veículos de tração 4×4 e 4×2, motores híbridos, a diesel, diesel ecológico e gasolina.

A principal divisão é a T1+, na qual a equipe Overdrive Toyota tenta repetir a vitória geral da prova obtida em 2022 com a dupla Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Qatar/França), além de chegar reforçada pelo vencedor do Dakar 2009 Giniel De Villiers e o navegador Dennis Murphy, ambos sul-africanos.

É neste esquadrão também que está o estreante brasileiro e atual bicampeão do Rali dos Sertões, Lucas Moraes e o navegador alemão Timo Gottschalk. A dupla é vista como fonte de possíveis surpresas tanto pelo desempenho de Moraes no maior rali do Brasil quanto pelas atuações no Campeonato Mundial FIA de Rally Baja e Cross Country.

Entre os 19 quadriciclos, além do campeão Alexandre Giroud (França), o Brasil vem bem representado com Marcelo Medeiros – que na edição anterior venceu três das 12 especiais do evento e terminou em sexto. As motos são a categoria mais numerosa, com 125 participantes, mas não possui brasileiros na competição. Destaque para o atual bicampeão Sam Sunderland (Inglaterra), além do espanhol Joan Barreda, o chileno Pablo Quintanilla, o norte-americano Ricky Brabec, o australiano Toby Price e o austríaco Matthias Walkner.

Entre os 47 Protótipos Leves, que são UTVs construídos especificamente para rali, os chilenos Francisco López Contardo e Juan Pablo Latrack são os atuais campeões e novamente ocupam o alto da lista de apostas. Os favoritos desta vez terão a companhia de duas duplas brasileiras: Pâmela Bozzano/Carlos Sachs e Enio Bozzano Júnior/Luciano Gomes. Mas a provável grande rival de Contardo/Latrach deve ser a dupla formada pelo americano Austin Jones e o brasileiro Gustavo Gugelmin, atuais campeões da categoria de UTVs de produção.

Na categoriaUTVs (de produção – aqueles vendidos em lojas comuns), com 46 inscritos. os brasileiros Rodrigo Luppi/Maykel Justo estão entre as parcerias mais fortes. O Brasil também será representado por Bruno Conti de Oliveira, que contará com a navegação do português Pedro Bianchi Prata, e Cristiano Batista, que terá navegação do espanhol Fausto Mota. Apesar de rivais, Rodrigo e Bruno são pai e filho e disputarão a prova pela mesma equipe, a South Racing Can Am, atual campeã do Dakar.

Brasileiros no Dakar 2023

Categoria T1+

Piloto/Navegador         Veículo

Lucas Moraes (Brasil)/Timo Gottschalk (Alemanha)      Toyota GR DKR IMT

Protótipos Leves

Gustavo Gugelmin (Brasil)/Austin Jones (EUA)  Can-Am Maverick XRS

Pâmela Bozzano (Brasil)/Carlos Sachs (Brasil)     Can-Am Maverick X3

Enio Bozzano Júnior (Brasil)/Luciano Gomes (Brasil)  Can-Am Maverick X3

UTVs de Produção

Rodrigo Luppi (Brasil)/Maykel Justo (Brasil)       Can-Am Maverick XRS

Bruno Conti de Oliveira (Brasil)/Pedro Bianchi Prata (Portugal)      Can-Am Maverick X3

Cristiano Batista (Brasil)/Fausto Mota (Espanha) Can-Am Maverick XRS

Quadriciclos

Marcelo Medeiros (Brasil)       Yamaha Raptor 700

Crédito: Divulgação