Esportes

'Estou pedindo para reservarem as vaias para a Paralimpíada', diz Temer

201608181813106622.jpgRIO ? O presidente interino Michel Temer, em visita ao Parque Olímpico na Barra nesta quinta-feira, ironizou a pergunta de um jornalista sobre temor de ser vaiado no encerramento da Olimpíada e disse que as vaias devem ser “reservadas” para a Paralimpíada, evento em que ele afirmou que estará presente. Temer não estará no encerramento dos Jogos Olímpicos no domingo. Governo federal Olimpíada – 18/08

Temer fez uma reunião com seus principais ministros; com o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão; com o vice-governador, Francisco Dornelles; com o prefeito do Rio, Eduardo Paes; e com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. Depois da reunião, o presidente fez um curto comunicado à imprensa. E ironizou a única pergunta de jornalista que admitiu responder após o comunicado:

? Estou pedindo para reservarem (as vaias) para a Paralimpíada, porque eu virei para a Paralimpíada.

Em setembro, quando serão realizados os Jogos Paralímpicos, Temer já deverá ser presidente efetivo. Até lá, o julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff já terá sido concluído. A tendência é a confirmação do afastamento definitivo de Dilma.

O presidente entrou por uma garagem, do prédio onde fica o centro de mídia, e se dirigiu a uma das salas de conferência do Parque Olímpico, bem distante do público e das arenas olímpicas. No percurso até a sala de conferência, a reportagem do GLOBO questionou Temer sobre quem receberá as autoridades japonesas no próximo domingo, dia em que haverá a passagem do “bastão” do Rio para a próxima cidade-sede, Tóquio, em 2020.

? Será Rodrigo Maia (DEM-RJ, presidente da Câmara dos Deputados) ? disse Temer.

Havia expectativa de que o presidente interino anunciasse quanto a União vai aportar nos Jogos Paralímpicos. Mas ele não falou em valores.

? A Olimpíada termina no domingo. E logo depois haverá a Paralimpíada. Tratávamos deste tema. Que o mesmo entusiasmo se verifique também nos Jogos Paralímpicos ? disse Temer.

Ele também elogiou o clima de “tranquilidade” no Rio durante a Olimpíada:

? Havia uma preocupação com a segurança, e estamos vendo uma tranquilidade absoluta no Rio. Há um número imenso de turistas que caminham no Rio. O Brasil faz bonito na Olimpíada, e outras tantas medalhas ainda virão. Demonstramos capacidade de organização do Estado brasileiro.

Temer saiu rapidamente e não visitaria as instalações olímpicas. A reunião a portas fechadas entre ministros, governador, prefeito e demais autoridades durou cerca de uma hora.