Esportes

Entrada de delegações terá estrelas e ordem inusitada

RIO ? São 207 delegações, incluindo o time de refugiados, capitaneado pela velocista Rose Lokonyen Nathike, que carregará a bandeira dos dez atletas apátridas que participam dos Jogos do Rio. Honrando a tradição, a Grécia abre o desfile, trazendo a velejadora Sofia Bekatorou como porta-bandeira. A apresentação das delegações seguirá a ordem alfabética do português ? idioma oficial dos jogos ? até a apresentação da equipe brasileira, que, como, como manda o script, encerra a cerimônia como país-sede, com Yane Marques, atleta do pentatlo moderno, carregando a bandeira nacional.

Astros olímpicos devem atrair atenção na apresentação das delegações. Maior medalhista da História das Olimpíadas, o nadador Michael Phelps carregara a bandeira dos Estados Unidos, enquanto o judoca Teddy Riner, ouro em Londres, será o porta-bandeira da França. Outro vencedor na última Olimpíada, o tenista Rafael nadal, terá a honra de carregar a bandeira espanhola. Esperanças de medalhas, a ginasta romena Catarina Ponor, e a velocista jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce também levarão a bandeira de suas nações na entrada das delegações.

A classificação por ordem alfabética gerou algumas situações inusitadas para a apresentação das delegações. Com o velocista Luguelín Santos, medalhista em Londres, como porta-bandeira, a República Dominicana será a 60ª delegação a entrar, entre a equipe de Dominica e a do Egito, enquanto a República Tcheca é a 186ª, na letra T, entre a Tanzânia e o Timor-Leste. As Coreias do Sul e do Norte, que entraram juntas nas Olimpíadas de Sydney, desta vez surgem bastante separadas. Os atletas sul-coreanos entram na letra C, como ?Republica da Coreia?, enquanto a Coreia do Norte, batizada de ?República Popular Democrática da Coreia? abre a letra R. A Holanda vai na letra P, de ?Países Baixos?, enquanto a Macedônia, até hoje não reconhecida oficialmente pelos gregos, entra na letra E, de ?Ex-república iugoslava da Macedônia?.

Espalhadas pelo desfile, as ilhas Cayman, Cook, Marshall, Salomão, Virgens Americanas e Virgens Britânicas estão todas longe da letra I. Já os Atletas Olímpicos Independentes serão a 14ª delegação a entrar, entre Aruba e Austrália.