Esportes

De Sampaoli a Allegri: nomes de diferentes escolas são ventilados no Barcelona

Contestado por atuações fracas e afastadas da filosofia tradicional de jogo do Barcelona, o técnico Luis Enrique anunciou sua saída ao fim da temporada e agora o clube terá uma reflexão a fazer: que tipo de treinador é o ideal para conduzir Messi, Neymar, Suárez & cia. a partir de 2017-2018?

Futebol espanhol – 01.03

A imprensa europeia já ventila possíveis candidatos ao cargo, e os nomes que estariam no radar do Barcelona seguem escolas distintas de jogo: há treinadores famosos pelo jogo ofensivo e pelas estratégias defensivas, e ter desenvolvido carreira na Espanha não parece ser pré-requisito.

Um nome visto com força é o do argentino Jorge Sampaoli, de 56 anos, atual treinador do Sevilla. Sampaoli se destaca por implementar onde passa um estilo mais propositivo e ofensivo, com times que trabalham a posse de bola em passes curtos e triangulações, raramente apelando para bolas aéreas longas.

A filosofia de Sampaoli é considerada semelhante à de Pep Guardiola, técnico que revolucionou o Barcelona ao aperfeiçoar esta forma de jogo no que ficou conhecido como o “tiki taka” catalão. O assistente de Sampaoli no Sevilla é Juanma Lillo, ex-treinador espanhol que o próprio Guardiola considera seu mentor em tática.

Não à toa, a torcida do Barcelona parece ter preferência pelo argentino. Em enquete realizada pelo jornal “Marca” há duas semanas, quase 40% dos participantes pediram que Sampaoli fosse o substituto de Luis Enrique. Na época, a troca de comando ainda era apenas uma hipótese, concretizada nesta quarta-feira quando o técnico espanhol anunciou que não seguirá no Barcelona na próxima temporada.

64927692_Athletic Bilbao%27s coach Ernesto Valverde R and Apoel%27s coach Thomas Christiansen stand.jpg

O segundo colocado na pesquisa em questão, por sinal, é outro nome que está no radar do Barcelona: Ernesto Valverde, ex-jogador do clube catalão e atualmente no comando do Athletic Bilbao. Segundo a rádio “Cope”, Valverde é tratado como opção nº 1 pela diretoria do Barça, que procura um treinador que conheça a fundo a filosofia do clube.

Valverde, de 53 anos, não teve uma passagem muito longa pelo Barcelona como jogador: ele atuou pelo clube no fim da década de 1980, por duas temporadas. O próprio Luis Enrique, no entanto, já mostrou que considera Valverde um substituto de alto nível. Ambos têm filosofias semelhantes, com preferência por times que buscam o ataque com intensidade e velocidade. No início do ano, quando perguntado sobre o que achava de Valverde, Luis Enrique disse em entrevista coletiva que gosta de sua “maneira de colocar o jogo em prática”.

65013965_Juventus%27 coach Massimiliano Allegri gestures as players and himself walk around at the.jpg

DE OLHO NA ITÁLIA E NA INGLATERRA

A lista de possíveis comandantes do time catalão inclui nomes sem elos com o clube catalão. Um deles, talvez o mais distinto dos nomes ventilados, é o italiano Massimiliano Allegri, de 49 anos. No comando da Juventus (ITA) desde 2014, Allegri manteve a tendência introduzida por Antonio Conte, seu antecessor, de defender com três zagueiros, eventualmente colocando cinco jogadores na primeira linha.

Embora seja tido como especialista em montar defesas equilibradas, Allegri também apresenta variações no estilo de jogo e eventualmente arma seus times com três atacantes, formação que é quase regra no Barcelona atual graças ao tridente Messi, Neymar e Suárez.

No início desta semana, quando Luis Enrique já balançava no cargo, o nome do italiano ganhou força com substituto. Perguntado sobre o tema, Allegri desconversou com bom humor: disse que seria difícil aprender o idioma espanhol, já que teve dificuldade “até para aprender italiano na escola”.

65433715_Britain Soccer Football - Tottenham Hotspur v Stoke City - Premier League - White Hart.jpg

Outra escola com perfil distinto do atual seria o argentino Mauricio Pochettino, de 44 anos, há três técnico do Tottenham (ING). Pocchetino foi ventilado pela imprensa inglesa como um nome que teria entrado no radar dos catalães depois da goleada sofrida pelo Barcelona diante do Paris Saint-Germain (FRA), na Liga dos Campeões, resultado que deixou Luis Enrique com pouco clima no clube.

Pocchetino vem fazendo um trabalho consistente no Tottenham, atual vice-líder do Campeonato Inglês. O argentino apostou no rejuvenescimento do elenco, que tem atualmente uma das menores médias de idade do Campeonato Inglês, e abriu espaço para revelações como o atacante Harry Kane e o meia Delle Ali. Pochettino também é entusiasta de inovações táticas: recentemente, passou a escalar o time em um 3-4-1-2 semelhante ao adotado por Antonio Conte no líder Chelsea.