São Paulo – A turca Asli Cakir Alptekin perdeu nesta segunda-feira (17) sua medalha de ouro conquistada na Olimpíada de Londres-2012 no atletismo e todos os outros resultados obtidos desde 2010, após se envolver em um caso de doping.
Nesta segunda-feira, a CAS (Corte Arbitral do Esporte) determinou a cassação das láureas e das marcas de Asli, além de aplicar uma suspensão de oito anos para a corredora, após julgar uma apelação da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo). Em Londres, ela foi campeã nos 1.500m rasos.
A turca apresentou alterações em seu passaporte biológico – programa antidoping que acompanha e mede níveis hormonais e de substâncias nos atletas ao longo de meses ou anos – entre julho de 2010 e outubro de 2012, após exames de sangue apresentarem resultados anormais e distintos.
Asli foi suspensa preventivamente em abril de 2013, mas em dezembro do mesmo ano a TAF (Federação Turca de Atletismo) a considerou inocente. Com isso, a Iaaf acionou a CAS, por não concordar com a absolvição.
A corredora de 29 anos correu o risco de ser banida do esporte, já que esta foi sua segunda infração. Em 2004, Asli pegou dois anos de suspensão ao ser flagrada em exame antidoping no Campeonato Mundial Júnior. No entanto, após um acordo, a turca acabou não sendo expulsa definitivamente. Ela poderá voltar a competir em janeiro de 2021.
(Com informações do Lance!)