BANDEIRADA

Cearense encara novo desafio na fase sul do Turismo Nacional

Os irmãos Léo e Lutiane Soares realizaram o sonho de competir em dupla no Turismo Nacional na etapa de Cascavel - Foto: Divulgação
Os irmãos Léo e Lutiane Soares realizaram o sonho de competir em dupla no Turismo Nacional na etapa de Cascavel - Foto: Divulgação

Brasil - Menos de duas semanas depois de viver as emoções de um fim de semana histórico e marcante em Cascavel, no Paraná, naquela que é a pista mais rápida do calendário, a Turismo Nacional volta a acelerar para a 3ª etapa da temporada 2025, a segunda do campeonato Sprint. Em cenário completamente distinto ao do Oeste do Paraná, desta vez a categoria dos carros mais vendidos do Brasil terá pela frente o circuito mais curto e travado do ano: o Autódromo Internacional do Velopark, em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre (RS).


Com 2.278 metros de extensão, o traçado gaúcho é formado por duas retas curtas e um mix de curvas de baixa velocidade. Desta forma, o Velopark exigirá enorme desafio técnico aos mais de 40 pilotos inscritos para o campeonato de corridas de curta duração, que vão competir de forma individual ou em duplas nos 36 carros que compõem o grid que vem proporcionando corridas incríveis e extremamente disputadas, como é habitual na Turismo Nacional.


A etapa gaúcha é mais um desafio para o cearense Lutianne Soares, que disputará quatro corridas no sábado e duas no domingo, competindo na Classe A, com um Chevrolet New Onix da equipe Landerson Competições.
Há duas semanas Lutiane realizou o sonho de formar dupla com o irmão, quando disputaram a corrida Endurance no desafiador traçado no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. “A pista de Cascavel é conhecida por ser um verdadeiro desafio e não dá margem para erros. Se vacilar, é muro ou barreira de pneus na certa. Estávamos tranquilos porque já conhecíamos a pista e, no ano passado, conseguimos andar na frente, o que nos deixou bem otimistas. Mas infelizmente batemos forte na sexta-feira e o carro ficou bem danificado. Mas a equipe Landerson Competições deu um show e conseguiu deixar tudo impecável. Largamos na prova Endurance com 20 voltas atrás, sem pretensão de pódio, apenas para testar o carro e conseguimos andar no tempo dos líderes. Foi uma sensação incrível”, frisa Lutianne.


Lutianne destaca que melhor de tudo foi poder dividir essa experiência com seu irmão Léo Soares, que pilota com ele nas etapas endurance. “Cada momento foi especial e fez valer todo o esforço que fizemos para colocar carro na pista”, diz Lutianne.


Mesmo tendo largado com 20 voltas de atraso, Lutianne e Léo finalizaram a prova em 23º.

Outro cearense


O Ceará também é representado no Turismo Nacional pelo experiente Beto Pontes. Nas provas endurance ele forma dupla com o filho, Beto Pontes Filho. Em Cascavel se classificaram em 18º, pilotando o outro Chevrolet New Onix da Landerson Competições.