A Copa Libertadores sempre foi uma obsessão para as equipes argentinas. Erguê-la é o grande sonho de todos. E nesta situação estão os que já foram campeões e aqueles que pretendem conquistá-la pela primeira vez.
Caderno especial da Libertadores – 07.03
Estudiantes de la Plata (tem 4 titulos), River Plate (já ganhou 3 vezes), San Lorenzo (levantou a Copa 1 vez) e mais Atlético Tucumán, Lanús e Godoy Cruz, que almejam vê-la exposta a embelezar suas salas de troféus; serão os seis times que percorrerão o caminho na fase de grupos.
Esta edição da Libertadores terá como particularidade a volta aos gramados de Juan Sebastián Verón no Estudiantes. ?La Bruja?, que na próxima quinta-feira completará 42 anos, é o atual presidente do clube e estava havia quase três temporadas sem jogar profissionalmente.
River, San Lorenzo e Estudiantes têm a obrigação de chegar às oitavas de final. A história assim indica. Lanús (que já ganhou uma Copa Sul-Americana, uma Copa Conmebol e é o atual campeão argentino), Atlético Tucumán (que terá sua primeira experiência internacional) e Godoy Cruz buscarão chegar o mais longe possível nesta Libertadores
A edição de 2017 do principal torneio continental da América do Sul será especial já que pela primeira vez será disputada ao longo de todo o ano e já não mais nos primeiros seis meses. Por isso, para estas equipes o grande objetivo é ganhá-lo e chegar ao Mundial de Clubes no Dubai em dezembro.
*Walter Safarian é jornalista do canal Fox Sports da Argentina