Cascavel – De volta dos Jogos Pan-Americanos Toronto-2015 depois de uma participação vitoriosa nas provas de canoagem Velocidade no Canadá, na semana passada, os cascavelenses integrantes da seleção brasileira ganharam uma folga na rotina de treinos para comemorar com os familiares.
Em Toronto, Ana Paula Vergutz entrou para a história do esporte ao conquistar a primeira medalha feminina na modalidade para o País, com o bronze no K1-500m. Já sua irmã Beatriz, em seu primeiro Pan, ganhou um lugar na embarcação do K2-500m na véspera da competição e terminou em sexto lugar ao lado de Ana Paula.
Também estreante em Pan, Vagner Junior Souta faturou as medalhas de prata no K4-1000m e de bronze no K2-1000m, enquanto Roberto Maehler, em seu terceiro Pan, faturou o bronze no K4-1000m – antes, havia sido ouro no Rio 2007 e bronze em Guadalajara 2011, na mesma prova.
Ana Paula espera que sua conquista seja a primeira de muitas para as mulheres da modalidade.
É um resultado que ajuda o caiaque como um todo, mas espero que abra as portas principalmente para o caiaque feminino. Essa medalha inédita não era esperada pelas adversárias, nem pela imprensa canadense. As argentinas e as americanas, que sempre estiveram no pódio, ficaram de fora porque, por sorte, esta era a minha vez, explicou a canoísta
Na semana que vem, Ana Paula retornará para Curitiba, onde se reapresentará ao técnico da seleção, o também cascavelense Lauro de Souza Júnior, para iniciar a preparação com vistas ao Mundial de Canoagem Velocidade, que será na Itália, em agosto.