Cascavel e Paraná - A Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Cascavel lançou nesta terça-feira (1º) o Portal da Transparência, que contém todos os dados da educação da cidade. A nova ferramenta permite que qualquer pessoa tenha acesso às informações de cada uma das instituições escolares, tanto das escolas quanto dos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), de forma separada por unidades.
O novo portal atende às exigências da Lei de Acesso à Informação, que prevê a divulgação dos dados de forma clara e de fácil acesso. Ao acessar a instituição escolar, a pessoa tem acesso a todas as informações, desde o número de alunos, professores, servidores e se existe lista de espera no caso dos Cmeis — uma informação importante e que sempre foi uma das solicitações da comunidade.
Segundo a Semed, o novo portal foi desenvolvido pelo servidor municipal Marcel Kappes, que faz parte do quadro da secretaria, sem custo para o Município. A plataforma garante o cumprimento da Lei Municipal nº 15.001/2024 e já está disponível para acesso da população, podendo ser acessada pelo link www.cascavel.app/transparencia, tanto pelo computador quanto pelo celular.
Simples e intuitiva
A ferramenta reúne, de forma simples e intuitiva, dados e documentos importantes sobre todas as instituições da Rede Municipal, promovendo a transparência e o controle social das ações da gestão pública educacional.
Podem ser encontrados ainda indicadores educacionais com os resultados de avaliações nacionais, estaduais e municipais; quadro escolar com o número de alunos por escola, por turma e por modalidade de ensino.
Por meio do portal, a população pode ter acesso a informações de pessoal, como número de servidores por unidade e cargos ocupados; vagas disponíveis e lista de espera nas escolas; Regimento Escolar e Projeto Político-Pedagógico (PPP) de cada unidade; currículo dos diretores escolares e dados sobre equidade e inclusão, como o número de alunos com deficiência e os tipos de deficiência atendidos.
Facilitar acesso
O servidor e desenvolvedor da ferramenta, Marcel Kappes, ressaltou que o objetivo do portal é facilitar o acesso à informação. “Hoje a gente acorda com uma novidade: um portal da transparência feito para a educação. Nele, vamos disponibilizar informações sobre nossas escolas, quem são os diretores, o currículo deles, dados educacionais, quantidade de alunos em cada escola e muito mais. Tudo de forma rápida, clara e simples”, descreveu.
Para a secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, o portal oferece um acesso amplo e detalhado à comunidade escolar. “A partir de agora, os pais, a sociedade organizada, todas as pessoas poderão ter acesso em relação a todo o funcionamento da escola. Inclusive a questão do quadro de pessoal, número de alunos por turma, avaliações de aprendizagem, avaliações de larga escala que são realizadas a nível nacional, estadual e municipal. É uma forma de controle social e transparência. Estamos cumprindo com a legislação federal”, disse.
O prefeito de Cascavel, Renato Silva, reforçou o compromisso da gestão com iniciativas inovadoras na área da educação. “A construção de um mundo melhor pode começar por Cascavel. Iniciativas como essa motivam e reforçam as ações da educação. Precisamos aproveitar nossos talentos em prol do próximo”, afirmou o prefeito.