Os acadêmicos do 6º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Cascavel – Univel, estão participando do Projeto de Extensão Institucional. O projeto (componente curricular obrigatório do curso de Arquitetura e Urbanismo), tem como objetivo realizar um diagnóstico dos principais indicadores sociais, ambientais e econômicos da cidade de Cascavel e propor ações de intervenção com ênfase em arquitetura e urbanismo.
Neste semestre as atividades do projeto estão ocorrendo no Bairro Esmeralda, onde os acadêmicos realizaram visitas para conhecer o bairro. De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel, Tais Marini Brandelli, as ações do projeto são divididas em duas etapas.
“Durante as visitas os alunos captaram imagens e vídeos do bairro e montaram vídeos apresentando e reconhecendo o bairro. Na etapa seguinte ao reconhecimento, foi realizada a aplicação dos questionários com os moradores do bairro, para identificar as necessidades e demandas dos bairros, onde os alunos possam intervir e promover ações que melhorem as condições de vida da população. Tais práticas de responsabilidade social são essenciais para a formação do cidadão que a Univel quer formar”, ressalta Tais.
De acordo com a acadêmica do 6° semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel, Raiane Caroline Olynik, Extensão Institucional em Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo realizar uma intervenção ou projeto que auxilie a comunidade, sendo imprescindível um contato mais próximo com os moradores pois requer a análise tanto da infraestrutura do bairro em questão quanto das estruturas. Além de compreender o desenvolvimento de cada bairro, também é uma experiência como futura profissional da Arquitetura.
“Ao proporcionar uma experiência extra classe, a Extensão Institucional torna-se imprescindível por apresentar-nos a realidade encontrada nas comunidades e trazê-las para os estudos. Não somente em Arquitetura, mas, para outros cursos é importante este contato com o bairro, visto que durante as visitações fora possível encontrar diversos moradores que necessitavam do apoio de outras áreas do conhecimento. Sendo uma proposta a longo prazo, estes projetos permitem compreender o cotidiano e desenvolvimento de cada bairro, proporcionando ao final um conhecimento geral da cidade, suas potências e necessidades, servindo como experiência aos alunos tanto como acadêmicos quanto como futuros profissionais”, destaca Raiane.