Cotidiano

Ventos derrubam árvores e chuva provoca alagamentos em Cascavel

Ventos derrubam árvores e chuva provoca alagamentos em Cascavel

Moradores de Cascavel foram despertados na madrugada deste sábado com chuvas e fortes ventos. Em contato com a Defesa Civil, a equipe de reportagem do Jornal O Paraná obteve a informação de que várias árvores caíram por conta da velocidade dos eventos.

Em relação a situações de alagamento, foram três ocorrências do gênero em Cascavel, conforme informações repassadas pela Defesa Civil. Não há casas interditadas e nem famílias desalojadas. As situações foram na região norte e na área central. Ao todo, foram entregues até agora 140 metros de lonas aos atingidos.

Os ventos provocaram a queda de uma árvore de médio porte na rua Pernambuco, esquina com a Salgado Filho, na região central da cidade. Por volta das 12h, mesmo debaixo de forte chuva, uma equipe do Corpo de Bombeiros apoiada pela ABTR (Auto Bomba Tanque Resgate) realizou o corte da árvore responsável por obstruir a via, fizeram a limpeza da rua e liberaram o trecho para o tráfego de veículos.
Em um estabelecimento comercial, na Avenida Brasil com a PIO XII, o vento causou estragos em uma estrutura metálica. Toldos de algumas lojas caíram e árvores no canteiro central na Avenida Brasil também não suportaram a força dos ventos.
Ainda na madrugada, uma árvore caiu na Avenida Rocha Pombo, perto da Avenida Brasil, em direção ao Lago Municipal. Os galhos atingiram fios, provocando a queda de um poste. A equipe da Copel foi acionada para realizar os serviços necessários e garantiram a retomada do fluxo na via. Segundo informações obtidas com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), os ventos atingiram 54km/h. E entre às 5h e 6h, choveu o equivalente a 40mm.

11 mil sem energia no Paraná
As regiões oeste, sudoeste e noroeste foram atingidas pelo temporal na madrugada. Mais de 200 profissionais da Copel continuam trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia de 11 mil unidades consumidoras. Os estragos na rede, espalhados por toda a região, provocaram mais de 600 serviços emergenciais. Cada um deles requer a verificação das equipes e o reparo da rede em um ponto diferente. Os danos foram causados por ventos fortes e descargas atmosféricas. As cidades mais atingidas são Maringá, Boa Esperança, Itaipulândia, Toledo e Cascavel, esta última com 300 estabelecimentos sem energia.

DA REDAÇÃO

Legenda: Bombeiros fazem o corte de árvore caída na rua Pernambuco, esquina com a Salgado Filho, em Cascavel

Foto: Vandré Dubiela/O Paraná