Cotidiano

Trump desafia democracia ao ameaçar não aceitar resultado das eleições, dizem analistas

TOPSHOT-US-VOTE-DEBATELAS VEGAS ? O candidato republicano, Donald Trump, precisava virar o jogo. Em vez disso, uma frase dita pelo magnata no terceiro e último debate com a rival, Hillary Clinton, foi suficiente para analistas e jornais americanos praticamente enterrarem suas chances de chegar à Casa Branca.

Trump começou o confronto na noite de quarta-feira sem o usual tom agressivo e com menos interrupções. A temperatura elevou quando ele se negou a dizer se aceitaria os resultados das eleições, colocando em xeque a democracia americana e flertando abertamente com a ideia de uma transição de poder disputada, segundo analistas.

? Vou deixar em suspenso ? respondeu Trump, quando perguntado se iria aceitar os resultados.

A recusa de Trump foi destacada nos principais jornais americanos e criou mais uma dor de cabeça para os republicanos que tentam reeleição no Congresso, com muitos se perguntando se defendem ou rechaçam o candidato. Embora ele tenha tido um desempenho melhor do que nos outros debates, a frase ofuscou a sua aparição.

Em seu editorial, o jornal ?New York Times? ressaltou o ?desprezo de Trump pela democracia?.

?Donald Trump passou, no terceiro e último debate presidencial, de insultar a inteligência do eleitor americano para insultar a própria democracia americana. Ele falsamente insistiu que havia ?milhões de pessoas? registradas para participar na eleição que não têm o direito de votar e declarou que não iria se comprometer a honrar o resultado?, afirmou o jornal americano.

O jornalista Dan Balz, do ?Washington Post?, observou que Trump teve um bom desempenho no início, para, depois, cometer um ?erro assassino?.

?Nos minutos iniciais na quarta-feira à noite, Trump parecia um candidato diferente do Trump dos dois primeiros debates e do Trump sem filtro na campanha eleitoral (…). Finalmente, foi o Trump que nos últimos dias protestou contra um sistema de eleição fraudado. Perguntado diretamente pelo moderador Chris Wallace da Fox News se, se perdesse, ele iria aceitar o resultado da eleição como legítima, ele se esquivou. Ele vai decidir no momento, vai ?mantê-lo em suspense?. Foi, como Wallace sugeriu, uma saída sem precedentes na História do país. E também foi um grande erro. No entanto Trump parecia não se importar?.

Ante sua queda nas pesquisas de opinião, Trump tem alternado acusações sem provas contra meios de comunicação de corruptos, fraudes nas urnas e membros do governo de tentarem proteger Hillary Clinton. De acordo com a pesquisa realizada pela CNN após o debate, 52% dos entrevistados consideram que a democrata venceu o confronto.

A retórica irritou um partido já dividido pela candidatura e temeroso com o seu futuro. Antes do debate, o companheiro de chapa de Trump, sua diretora de campanha e sua filha já haviam tinha dito que aceitaram os resultados das eleições. Os esforços do magnata para despertar dúvidas sobre o resultado provocaram uma condenação do presidente Barack Obama, que os descreveu como ?sem precedentes?.