Cotidiano

Travessa Cristo Rei atrasou, mas será liberada nos ‘próximo dias’

Travessa Cristo Rei atrasou, mas  será liberada nos ‘próximo dias’

A primeira quadra da obra de revitalização da nova Avenida Carlos Gomes, a Travessa Cristo Rei, deve ser entregue até o fim da próxima semana. A informação foi repassada pelo secretário de Serviços e Obras Públicas, Sandro Rocha Rancy, a reportagem do Jornal O Paraná, ao admitir que a obra está atrasada, devido as chuvas que ocorreram de forma bastante intensa durante o mês de outubro, que começou com o tornado que provocou prejuízos em vários pontos da cidade.

O lançamento da revitalização da Carlos Gomes aconteceu exatamente na Cristo Rei no dia 18 de setembro, com previsão de ser concluída em 30 dias, contudo, serão pelo menos 60 dias de trabalho. A outra frente da obra, que está na primeira quadra da Carlos Gomes, trecho da Avenida Brasil até a Rua Rio Grande do Sul, incluindo trecho da Barão do Cerro Azul, também deve estar pronta até o fim do ano; já estão sendo executadas as calçadas e finalizada a base do pavimento para receber a camada de asfalto.

“Precisamos que os empresários e as pessoas entendam que esta é uma grande obra; que fazer obra no dia a dia é mais difícil, com lojas aberta e com o fluxo de pessoas, mas que depois de pronta trará muito benefícios”, disse Rancy. Segundo ele, a obra como um todo engloba um total de 56 quadras e que, a ideia de ter várias frente de trabalho é não concentrar e acelerar as equipes. Um dos desafios está justamente na mão de obra e, por isso, a empresa responsável pela obra está aumentando o quadro de funcionários.

 

Alexandre de Gusmão

Além das duas frentes de trabalho na Carlos Gomes, também foi feita já a fresagem de parte da Rua Alexandre de Gusmão, via que formará binário com a Carlos Gomes. A ação gerou muita “reclamação” por parte dos moradores, já que com a fresagem acabou abrindo uma grande quantidade de buracos, que piorou com as chuvas. Segundo Rancy, esta é a terceira fase da obra e que deve iniciar antes do fim do ano, e a fresagem foi feita para “adiantar” o serviço, mas quando foi retirado o asfalto, a empresa constatou que a espessura era menor que a esperada.

O secretário explicou que ao invés dos 5 centímetros de capa asfáltica, na maioria dos locais tinha apenas a metade disso, o que acabou piorando a incidência dos buracos, que tiveram que ser fechados, até que a obra chegue neste trecho. O asfalto que está sendo retirado do local será aplicado posteriormente nas ruas do Bairro Lago Azul. “Tudo o que podemos vamos reaproveitar em outros locais da cidade”, disse.

A obra está sendo executada pela a Construtora Petrocon, sendo que o prazo inicial para conclusão é de 15 meses, com valor de R$ 51.144.674,40, que será pago com recursos que foram emprestados ao Município pelo Banco Fonplata por meio do PDU (Programa de Desenvolvimento Urbano). A obra inclui a melhoria da Rua Alexandre de Gusmão, com ciclovia, interligando com a Rua da Lapa e revitalização de um trecho da Rua Rio da Paz, local com intenso movimento de veículos próximo ao Terminal Sul.

 

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Novo viaduto concretado

Sobre o andamento das obras do novo viaduto de transposição da BR-277, paralelo ao da Carlos Gomes, que ligará as ruas Alexandre de Gusmão e Emílio Bautitiz, o secretário Sandro Rancy confirmou que as obras também vão atrasar e não serão entregues até o fim de 2023, o que deve ocorrer apenas entre janeiro e fevereiro de 2024. “As chuvas também atrasaram o andamento e com um dia de chuva precisamos de mais 3 ou 4 de sol para poder trabalhar”, explicou.

Conforme Rancy, a parte de cima do viaduto está até bem adiantada, com a concretagem concluída. Agora os trabalhos estão concentrados nas alças que ainda estão na base e são necessárias várias etapas até que a camada asfáltica seja aplicada. As obras do novo viaduto iniciaram ainda em abril e a previsão era que tudo estivesse pronto até o fim do ano. Após esse serviço concluído, a etapa seguinte será a reestruturação das ruas Itu, Emílio Bautitz e João Merlin.

As alças de acesso da Avenida Carlos Gomes à BR-277 continuam bloqueadas para que a empresa possa executar os serviços, assim como continuam em operação as rotas alternativas que foram criadas desde então e sinalizadas para que os motoristas consigam trafegar na região. As obras do novo viaduto iniciaram em abril, com valor de investimento de cerca de R$ 4 milhões.

 

Fotos: Paulo Eduardo/O Paraná

Foto: Paulo Alexandre/ O Paraná