A sexta-feira, 9 de agosto de 2024, véspera do fim de semana em que se celebra o “Dia dos Pais”, está marcada pelo trágico acidente aéreo que tirou a vida de 62 pessoas e deixou Cascavel, o Paraná e o Brasil de luto. Um avião da companhia aérea VoePass decolou de Cascavel pouco antes do meio-dia com rumo ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, porém, com causas que ainda serão apuradas, o voo 2283 caiu em um condomínio na cidade de Vinhedo, cerca de 100 quilômetros de Guarulhos.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 13h25 para prestar atendimentos em uma ocorrência de queda de avião. Chegando ao local, os militares puderam apenas constatar as mortes e apagar as chamas. O cenário era de destruição total. A bordo do avião estavam 58 passageiros e quatro tripulantes. As vítimas eram moradores de Cascavel, Toledo e diversas outras cidades.
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) fará uma investigação minuciosa para identificar as causas do desastre aéreo, o 5º que tirou mais vidas na história da aviação do Brasil em território nacional. Em coletiva de imprensa, o órgão informou que a aeronave passou por uma área com alerta para congelamento, o que pode ser uma das possíveis causas da tragédia, tendo em vista as evidências de formação de gelo na estrutura do avião.
Especialistas da aviação disseram que a aeronave caiu numa manobra chamada de “parafuso chato”. Vídeos feitos por populares registraram o momento da queda e a explosão do avião dentro do condomínio, no quintal de um imóvel. Apesar de ser um local habitado, não houve vítimas em terra.
Luto
O Governo do Estado decretou luto oficial por conta do desastre. “O povo do Paraná abraça a cidade de Cascavel. Que Deus conforte amigos e familiares das vítimas desse trágico acidente. Estamos colocando todas as nossas forças à disposição para ajudar”, disse o governador Ratinho Junior.
A Prefeitura de Cascavel também decretou luto de três dias. O Município e a Gestão do Aeroporto montaram uma operação de emergência para dar suporte aos familiares enlutados que foram até o aeroporto em busca de informações. “É uma tarde muito triste para todos nós, lamentavelmente”, disse o prefeito Leonaldo Paranhos.
O avião
A aeronave era um ATR-72, modelo da fabricante europeia ATR com capacidade para 68 pessoas. Este tipo de avião é movido a hélices, não por motor a jato. Entretanto, o modelo é considerado como um dos mais modernos e seguros. Além do avião da VoePass, a Azul Linhas Aéreas também opera com um ATR no Aeroporto Regional do Oeste. A aeronave faz o trajeto de Cascavel a Curitiba.
Polícia do Paraná vai auxiliar
A Polícia Científica do Paraná vai ajudar a Polícia Científica de São Paulo para a coleta de dados dos familiares e das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo, por meio do protocolo de DVI (Identificação de Vítimas de Desastres), já acionado. Em Cascavel será disponibilizado atendimento às famílias das vítimas da cidade. Os policiais científicos também vão otimizar o repasse e a coleta de informações, incluindo amostras de perfil genético, além de documentações odontológicas e médicas.
Já foram deslocados servidores que trabalham com antropologia forense de Foz do Iguaçu para Cascavel. Eles vão trabalhar na sede da Polícia Científica na cidade. “Nos solidarizamos com as famílias das vítimas e colocamos toda a nossa estrutura à disposição do Governo de São Paulo para auxiliar no que for preciso nesse momento. Nossos profissionais vão trabalhar para ajudar a população de Cascavel”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
Cenipa está com caixas-pretas da aeronave da VoePass
Os técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) já estão com os gravadores de dados e de voz da aeronave que caiu em Vinhedo. Os equipamentos serão encaminhados para Brasília para análise dos dados. Segundo o chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, são dois gravadores: o Cockpit Voice Recorder, que grava as vozes dos pilotos e todo o som da cabine, e o Flight Data Recorder, que grava informações técnicas como velocidade da aeronave, inclinação, se estava com os flaps ou o trem de pouso baixado.
“Isso é importante para a investigação, para gente conseguir reconstruir o acidente, de forma a entender aquela ocorrência para entregar a prevenção de acidentes e a segurança de transporte para a sociedade”, explicou. Ele informou que os dados serão analisados com a maior celeridade possível, mas a investigação vai depender do estado em que os equipamentos foram encontrados.
“Depende do grau de destruição dos gravadores. Nós temos capacidade de fazer a extração estando os gravadores até muito danificados, mas depende de cada evento. Porventura, teremos que levar para o fabricante dos gravadores, nos Estados Unidos, pois temos grande necessidade de descobrir o que aconteceu. Não consigo dizer agora com quanto tempo isso irá acontecer”, informou Moreno.
Atualmente, existem dois laboratórios no Hemisfério Sul com capacidade de analisar as caixas pretas, um na Austrália e outro no Cenipa, em Brasília.
Investigação
O Cenipa não adiantou quais seriam as causas do acidente. Moreno informou que todas as informações sobre o voo serão analisadas para a elaboração do relatório final sobre o acidente. “Tudo é muito importante para a nossa informação. A nossa investigação é integrativa e envolve fatores humanos, operacionais e materiais. Todas as informações, sejam elas de controle aéreo, de meteorologia, tudo será coletado na primeira fase para posterior análise dos dados”, disse.
Passageiros do voo 2283
1- ROSANGELA SOUZA
2- ELIANE ANDRADE FREIRE
3 – LUCIANI CAVALCANTI
4 – JOSE FER
5 – DENILDA ACORDI
6 – MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA
7 – JOSE CLOVES ARRUDA
8 – NELVIO JOSE HUBNER
9 – GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA
10 – RONALDO CAVALIERE
11 – SILVIA CRISTINA OSAKI
12 – WLISSES OLIVEIRA
13 – HIALES CARPINE FODRA
14 – DANIELA SCHULZ FODRA
15 – REGICLAUDIO FREITAS
16 – SIMONE MIRIAN RIZENTAL
17 – JOSGLEIDYS GONZALEZ
18 – MARIA PARRA
19 – JOSLAN PEREZ
20 – MAURO BEDIN
21 – ROSANGELA MARIA DE OLIVEIRA
22 – ANTONIO DEOCLIDES ZINI JUNIOR
23 – KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI
24 – MAURO SGUARIZI
25 – LEONARDO HENRIQUE DA SILVA
26 – MARIA VALDETE BARTNIK
27 – RENATO BARTNIK
28 – HADASSA MARIA DA SILVA
29 – RAPHAEL BOHNE
30 – RENATO LIMA
31 – RAFAEL ALVES
32 – LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO
33 – ADRIELLE COSTA
34 – LAIANA VASATTA
35 – ANA CAROLINE REDIVO
36 – JOSE CARLOS COPETTI
37 – ANDRE MICHEL
38 – SARAH SELLA LANGER
39 – EDILSON HOBOLD
40 – RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS
41 – LIZ IBBA DOS SANTOS
42 – PAULO ALVES
43 – PEDRO GUSSON DO NASCIMENTO
44 – ROSANA SANTOS XAVIER
45 – THIAGO ALMEIDA PAULA
46 – ADRIANA SANTOS
47 – DEONIR SECCO
48 – ALIPIO SANTOS NETO
49 – RAQUEL RIBEIRO MOREIRA
50 – ADRIANO DA LUCA BUENO
51 – MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR
52 – DIOGO AVILA
53 – LUCIANO TRINDADE ALVES
54 – ISABELLA SANTANA POZZUOLI
55 – TIAGO AZEVEDO
56 – MARIANA BELIM
57 – ARIANNE RISSO
58 – CONSTANTINO THÉ MAIA
Tripulantes do voo 2283
59 – DEBORA SOPER AVILA
60 – RUBIA SILVA DE LIMA
61 – HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA
62 – DANILO SANTOS ROMANO