RIO ? A Toyota anunciou, nesta segunda-feira, o recall do Prius, modelos fabricados entre 13 de outubro de 2015 e 25 de julho de 2016, por possível problema no freio de estacionamento de 177 unidades do híbrido. De acordo com comunicado da empresa, o cabo do freio pode se soltar e o veículo se mover quando não era esperado.
Proprietários dos veículos com número de chassi JTDKB3FU* (últimos oito dígitos) G3000137 – G3531799, devem agendar junto a uma concessionária da marca, a partir de 7 de novembro, a instalação de duas presilhas para correta fixação do cabo do freio de estacionamento. O tempo de reparo é de aproximadamente 30 minutos e o serviço é gratuito.
No comunicado, a empresa esclarece que os veículos envolvidos neste chamamento são equipados com sistema de freio de estacionamento acionado por pedal e cabo, os quais, após o acionamento, transmitem a força aplicada até os pistões das pinças de freio. Ao longo do tempo, durante a operação normal do veículo, o cabo poderá soltar-se, deixando o freio de estacionamento inoperante. Nestas condições, se o veículo estiver ligado com qualquer marcha diferente de ?P? (Park; Estacionamento), poderá ocorrer movimentação do veículo e aumentar o risco de colisão. Caso ocorra esta falha, haverá risco de danos materiais e lesões físicas graves aos ocupantes e/ou terceiros.
Para agendamento e mais informações, a Toyota disponibiliza o telefone 0800 703 02 06 e o sitewww.toyota.com.br