
A Gol decidiu que vai continuar a vender passagens com franquia de bagagem, como ocorre atualmente, mas vai criar uma categoria nova, com tíquetes mais baratos, para quem quiser viajar sem despachar ? a empresa ainda não informa qual vai ser essa diferença de preços, mas confirma que ela será visível na hora de comprar, para que o cliente possa comparar.
– Fizemos um modelo simplificado, para que a experiência do consumidor não seja impactada de forma negativa – disse ao GLOBO o vice-presidente de Vendas e Marketing da Gol, Eduardo Bernardes.
Para quem quiser pagar menos e não adquirir franquia de bagagem junto com a passagem, a adaptação envolveu ajustes em sistemas de informática e pessoal. Haverá um esforço para estimular esse passageiro a comprar o benefício, quando vir a precisar, antes de chegar ao aeroporto, para evitar o aumento de filas no check-in. Ou seja, se comprar a bagagem antes, ela vai ser muito mais barata do que no aeroporto.
A Gol também decidiu que vai cobrar um preço por peça de bagagem padrão, até um limite de tamanho e peso. Isso vai facilitar também a decisão do consumidor de levar ou não uma mala para despachar. Os preços tendem a se diferenciar também quanto mais bagagens o passageiro levar, de forma que a segunda deverá ser menor que a primeira e assim por diante.
Passageiros do programa de fidelidade Smiles também terão mais vantagens ao levar bagagens, variando conforme o nível do seu cartão.
Segundo pesquisa da companhia, 37,8% dos seus clientes viajaram sem bagagem em 2016. Mas mais pessoas poderão se beneficiar desse tipo de serviço, porque será possível, a partir do próximo mês, levar até 10 kg na mala de mão. Hoje, o limite é de 5 kg.
– A parte das pessoas que despacham bagagem vai passar a otimizar as malas de mão para evitar custos – disse Bernardes.
Apesar da eventual vantagem para quem venha a viajar sem bagagem após o dia 14 de março, Bernardes explicou que sempre é vantagem comprar tíquetes com antecedência. Ou seja, para quem já tem a data definida, mesmo que viaje sem bagagem no futuro, é mais provável que a passagem adquirida agora seja mais barata.
Mesmo com um sistema de acesso amigável, a Gol se prepara para atender a dúvidas e questionamentos de clientes a partir do dia 14. Por isso, prepara uma central de atendimento específica e vai aumentar a oferta de informações sobre o assunto nos canais digitais.
Até o momento, Latam, Avianca Brasil e Azul ainda não informaram suas políticas de cobrança,mas asseguram que isso será feito em tempo hábil e de forma ampla.