Cotidiano

'Silence', de Martin Scorsese, terá premiére mundial no Vaticano

LONDRES ? Apesar de já ter vivido uma polêmica com a igreja católica por conta de “A última tentação de Cristo” (1988), Martin Scorsese terá a première de seu próximo filme, “Silence”, no Vaticano. A exibição está marcada para a próxima terça-feira. De acordo com o site inglês “The Guardian“, o Papa Francisco não estará presente, mas 400 sacerdotes e outros convidados são esperados.

O longa-metragem, uma adaptação da obra do autor japonês Shusaku Endo, conta a história de dois missionários (Andrew Garfield e Adam Driver) que viajam ao Japão em busca de seu mentor, interpretado por Liam Neeson, numa época em que o cristianismo havia sido proibido no país. Assista o trailer oficial de ‘Silence’

“A última tentação de Cristo” garantiu a Scorsese uma indicação ao Oscar como melhor diretor, em 1989, mas enfrentou forte resistência de grupos cristão ao redor do mundo. Por mostrar um Jesus humanizado, o filme foi proibido em países como Turquia, Chile, México e Argentina. “Silence” já vem sendo cogitado como forte candidato ao Oscar, mas dificilmente causará tanta polêmica quanto o filme anterior.

PREPARAÇÃO EM SILÊNCIO

Em entrevista ao “News York Times”, Andrew Garfield comentou como foi sua preparação para interpretar o missionário jesuíta do filme. O ator chegou a participar de um retiro espiritual ao lado do colega de elenco Adam Driver, no qual os dois passaram sete dias em silêncio.

“Mesmo se eu tivesse dez anos, não teria sido suficiente para me preparar para esse papel”, disse Garfield ao “New York Times”. “Mergulhei totalmente em tudo que dizia respeito aos jesuítas e me aprofundei na espiritualidade jesuíta. A preparação durou quase um ano, e quando chegamos a Taiwan, já estava imerso em tudo aquilo.”

A estreia de “Silence” está prevista para janeiro, ainda sem data definida. O filme pode ser o mais longo da carreira de Scorsese, com mais de três horas de duração.

* Com informações do “Independent”