Cotidiano

Semana Nacional de Trânsito foca em unir forças para conscientizar a população e salvar vidas

Cascavel tem redução histórica de redução de 55% em mortes por acidentes e campanhas contribuem para conscientização

Semana Nacional de Trânsito foca em unir forças para conscientizar a população e salvar vidas

Com o tema, “Juntos Salvamos Vidas”, a Semana Nacional do Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro em todo o País. Em Cascavel, uma verdadeira mobilização em que os mais diversos setores da iniciativa pública e privada vão unir forças para promover a conscientização, visando que todos os cascavelenses tenham um objetivo comum: o de que nenhuma pessoa perca a vida em sinistros de trânsito no município.

A programação da semana especial é extensa e foca em atividades educativas para orientar a população sobre uma conduta assertiva e preventiva no trânsito, combinando ações de engenharia e fiscalização que, somadas, representam o tripé da segurança viária.

A abertura oficial da campanha será nesta segunda-feira, às 14h30, no auditório da Prefeitura. Na oportunidade, haverá também a Escola de Governo da Transitar, que trará detalhes do panorama do trânsito de Cascavel.

TRANSITAR
Na oportunidade, o Órgão Municipal de Trânsito também apresentará o pilar de Gestão de Segurança no Trânsito, cuja metodologia adotada no planejamento das ações na Cidade de Cascavel a levaram ao menor número de óbitos por sinistros de trânsito.
Cascavel também passa a ser destaque no cenário estadual, sendo incluída no grupo de trabalho do Estado do Paraná, na implementação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Cascavel é a única cidade, além da capital, a participar do grupo que será estabelecido em decreto. O Governador Ratinho Jr. assinará a determinação na terça-feira (20), em Curitiba. Os trabalhos de gestão de segurança no trânsito, passou a ser priorizado pela Autarquia desde do início de suas atividades, levando a resultados relevantes.

A Transitar adota em Cascavel o “Visão Zero”, um conceito de segurança viária da Suécia, que reduziu os índices de mortalidade naquele país e que tem se tornado referência para as ações em âmbito mundial. As abordagens levam em conta que pessoas cometem erros que podem ser prevenidos, a partir de medidas de segurança, como alterações no desenho viário e redução dos limites de velocidade.

Segundo a presidente da Transitar, Simoni Soares, “o tripé da segurança viária na cidade une engenharia, educação e fiscalização de trânsito e campanhas como essa que será realizada trazem a população à reflexão,  resultando em uma mudança gradativa no comportamento dos usuários da via pública”.

REDUÇÃO DE MORTES
Com essa estratégia, todo o trânsito desenvolvido e articulado em Cascavel é estabelecido para evitar fatalidades. E a medida já tem surtido resultados. Com a redução de 55% nas mortes no trânsito nos primeiros oito meses do ano, comparando 2022 a 2021, respectivamente 8 e 18 mortes no perímetro urbano. Vale destacar que esse é o menor índice já alcançado na cidade desde o início das estatísticas, dos últimos 20 anos. É um recorde. A meta era chegar a uma redução de 50% em 10 anos, mas as ações integradas das instituições em sintonia com a população, trouxeram resultados em tempo recorde.

A Transitar trabalha com estudos permanentes de engenharia de trânsito e estatísticas que balizam novas ações para um trânsito mais seguro. É importante destacar que as mortes no trânsito também impactam financeiramente aos cofres públicos, numa reação em cadeia da saúde, segurança e assistência social, às questões de viabilidade de trânsito.

PROGRAMAÇÃO SNT
Na Semana Nacional de Trânsito, a programação prevê abordagens sobre respeito e empatia no trânsito, segurança das crianças, orientações sobre as leis de trânsito, fiscalização, concurso de desenhos entre alunos e entre outras iniciativas.

As ações terão inicio neste domingo, e abordará um tema a cada dia da SNT, iniciando com o tema relacionado a bebida e direção. As ações serão tanto no perímetro urbano, como na rodovia.

A Pé na Faixa, já tradicionalmente conhecida pelos cascavelenses, também será realizada. A ação está marcada para a próxima quinta-feira (22), das 10h às 11h, na Avenida Papagaios. Também neste dia haverá a abordagem educativa aos ciclistas, com orientações sobre os cuidados desses condutores. A atividade será das 17h às 18h, no Calçadão da Avenida Brasil.

Um dos ápices da ação unirá vários órgãos ligados ao trânsito em Cascavel. Trata-se da Carreata da Paz no Trânsito, que será realizada no dia 23 de setembro, às 19h, saindo da Praça Itália até a Praça do Migrante. Toda a comunidade está convocada a participar nessa mobilização por um trânsito mais seguro e empático, em que ter mais paciência é necessário e sem espaço para a violência.

Mais ações estão programadas e serão informadas à população e à imprensa ao longo da semana.

Crédito: Secom