Santa Terezinha – Secretaria de Saúde acaba de definir novas estratégias para o posto de coleta do banco de leite humano de Foz do Iguaçu, implantado em Santa Terezinha de Itaipu desde 2015. A central de recebimento e armazenamento das doações sai do Departamento de Vigilância em Saúde e passa para o Centro de Especialidades Médicas. A nutricionista Gislâine Verônica da Silva é quem assume a coordenação do programa e garante que as mães em fase de amamentação interessadas em doar terão todo o apoio necessário.
As doadoras receberão toca, luva, o frasco esterilizado para armazenamento do leite, além da bomba de sucção, que facilita a extração do leite que está sobrando. Quando o frasco estiver cheio essa mãe não vai precisar se preocupar em trazer ao posto de coleta. Basta nos informar no Centro de Especialidades ou na unidade de saúde do bairro, que buscaremos na casa da doadora, explica a nutricionista.
A iniciativa do posto de coleta de leite humano está focada em mães que estejam em fase de amamentação e complementa o programa do governo federal desenvolvido pelo município, que incentiva a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos.
Orientações
Além de fazer a arrecadação do leite materno doado, a Secretaria de Saúde disponibilizará profissionais para dar as orientações necessárias para que as mães façam a doação de forma correta e higiênica. Como a iniciativa também faz parte das estratégias de acompanhamento às gestantes, durante os encontros mensais programados pela secretaria de saúde, as participantes receberão todas as informações sobre a importância da amamentação a partir do leite materno.