Cascavel – Instalados para fiscalizar a velocidade na rodovia, depois da duplicação, os dois radares no quilômetro 86,1 da BR-467, em Sede Alvorada, estão há quase um mês sem funcionar. A informação foi confirmada a O Paraná pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) e, segundo o Departamento, não há previsão de quando o equipamento volte a operar.
Conforme o órgão, tanto no sentido crescente quanto no sentido decrescente, que monitoram a rodovia, a fiscalização fixa não está sendo feita. O equipamento que monitora o sentido decrescente teve sua operação paralisada no dia 11 de dezembro do ano passado, devido a uma descarga elétrica que danificou a placa e seus componentes, deixando-o inoperante. Já o outro radar, instalado no sentido crescente, foi danificado no dia 21 de dezembro do mesmo ano, segundo o Dnit, em um acidente de trânsito.
Questionados a respeito de quando os equipamentos voltarão a funcionar, uma vez que só existe um dispositivo fixo em um trecho com cerca de 40 quilômetros, o Departamento disse que o processo de retomada da operação, com a substituição dos equipamentos danificados, já foi iniciado.
Após esse procedimento, será necessária nova aferição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), ou por outro instituto indicado pelo Inmetro. Segundo a nota, o Dnit não tem como precisar a data da retomada da operação dos equipamentos.
Outro radar instalado em rodovias federais em Cascavel que também está inoperante é o da BR-277, próximo ao Trevo Cataratas. Conforme o Dnit, o Departamento não possui equipamentos instalados na rodovia e que o radar é de concessão estadual.
A reportagem de O Paraná entrou em contato com a assessoria de imprensa do DER-PR (Departamento de Estradas e Rodagens) do Paraná, questionando a quem o radar pertence e porque ele está desligado.
Segundo a assessoria de imprensa do órgão, duas leis proíbem o DER de ter radares ou equipamentos similares e existem três dispositivos na rodovia, sendo um radar, no quilômetro 584, de responsabilidade do Dnit. Outros dois equipamentos, instalados nos quilômetros 583 e 586 seriam apenas medidores de velocidade.
(Com informações de Tissiane Merlak)