Cotidiano

Radares aplicaram mais de 57,2 mil multas em apenas quatro meses em Cascavel

Legenda: Mesmo com reforço na sinalização, índice de multas continua alto

Radares aplicaram mais de 57,2 mil multas em apenas quatro meses em Cascavel

Cascavel – Nesses últimos dias do mês de maio, mês identificado pela cor amarela, alusiva a conscientização de um trânsito mais seguro, a Transitar divulgou os dados das multas aplicadas em abril pelos radares eletrônicos instalados em diversas vias da cidade, que visam coibir os excessos e punir motoristas que não respeitam as leis de trânsito. Segundo balanço, nos quatro primeiros meses de 2023 foram registradas 57.230 mil infrações pelos 47 equipamentos que são “os olheiros 24 horas por dia dos motoristas”.

No mês de abril teve uma pequena queda das multas em relação ao mês anterior, fechando com 12.757 infrações sendo que em março foram 14.279; fevereiro fechou com 13.708 e janeiro tiveram 18.581, o mês com maior quantidade de multas. No quadrimestre a maior quantidade de multas é a que infringe o artigo 207 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que é a proibição de virar à esquerda, proibida na cidade nas três principais avenidas aonde trafegam os ônibus do transporte público.

Das 59.325, quase metade delas, 25.580 são a prevista no artigo 207; 24.482 do artigo 218, que é de trafegar em velocidade superior à máxima permitida para o local. Pelos dados, em terceiro lugar a infração mais cometida é a do artigo 208: o avanço do sinal vermelho.

Os radares eletrônicos voltaram a ser instalados na cidade em julho do ano passado, após Cascavel ficar sem os equipamentos por cerca de 8 meses, já que o contrato que a Transitar tinha com a empresa havia encerrado e eles precisavam fazer uma nova licitação. Além disso, a Transitar também está em processo de contratação de uma empresa para ampliar o Centro de Controle Operacional, que recebe as imagens dos radares eletrônicos.

Falta conscientização

De acordo com a educadora de trânsito e presidente do Cotrans (Comitê Intersetorial de Prevenção e Controle de Acidente de Trânsito), Luciane de Moura, as infrações são a causa principal dos acidentes, já que a mesma pessoa que comete os abusos, como o avanço ao sinal vermelho ou trafega com a velocidade maior do que a via permite, é a mesma que acaba causando os acidentes.

Ela salientou que dados do Pnatrans (Programa Nacional do Trânsito) e que inclusive foram explanados durante o 1º Fórum de Segurança Viária e Mobilidade Urbana da Região Oeste do Paraná, que reuniu cerca de 200 pessoas em Cascavel, nos dias 18 e 19 de maio, apontam que apenas 2% dos motoristas que passam pelos radares são multados. Em 2018, o levantamento pela companhia apontou que somente 16% dos motoristas da cidade tinham cometido infrações, o restante não tinha nenhum registro de multa.

Segundo Moura, durante todo o mês de maio as ações foram intensificadas e o tema “No trânsito escolha a vida”, vem sendo trabalhado nas mais diversas formas, inclusive reforçando o óbvio que todos os motoristas devem seguir as regras de segurança e respeitar as leis.  “A educação no trânsito é uma tecla que sempre batemos, reforçando que cerca de 94% dos acidentes são evitáveis, ou seja, dependem apenas da mudança do comportamento dos envolvidos, já que os sinistros acontecem por falta de atenção ou de respeito às regras”, ressaltou.

Ainda sobre o Maio Amarelo, a professora adiantou um balanço à reportagem do Jornal O Paraná, já que durante este mês o Cotrans e seus parceiros das ações realizaram cerca de 60 ações para os mais diversos públicos, desde ações nas vias, palestras com as empresas até as ações na escola de trânsito do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) que teve uma intensa participação. “Este é o nosso trabalho que não para, de falar e sensibilizar para um trânsito mais seguro para todos os envolvidos”, disse.

“Sempre aprendendo”

Durante este mês de maio também foi retomada a campanha do “Aprendendo com o agente”, quando um agente de trânsito vai até a autoescola e conversa com os futuros motoristas, aqueles que estão se preparando para conseguir a sua primeira CNH (Carteira Nacional de Trânsito). “É um bate papo do agente com os futuros motoristas, uma forma de plantar uma sementinha de um trânsito melhor”, falou. Por outro lado, é trabalhado temas do dia a dia, como a importância de usar o cinto de segurança, atravessa na faixa de pedestres e obedecer às regras de trânsito.

Nesta terça-feira (30) uma das últimas ações do mês vai trabalhar a atenção à faixa de pedestres. Agentes de trânsito estarão das 10h às 11h30, na Rua Erechim, 1436, na região central de Cascavel, realizando atividade lúdica com o objetivo de conscientizar sobre o respeito ao pedestre no trânsito.

Foto: Secom