Ao contrário do que se imagina, dar uns trocados ou qualquer outra coisas as pessoas em situação de rua, quase sempre buscando alguma doação nos semáforos, não significa, de fato, uma ajuda. Quem quiser oferecer uma ajuda mais efetiva deve acionar a rede de serviços estruturada pela Prefeitura de Cascavel para o atendimento a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Por contar com todo esse amparo, a Secretaria de Assistência Social tem condições de assegurar que ninguém fique nas ruas.
A campanha “A melhor doação é ajudar quem está na rua a sair delas” incentiva a comunidade a prestar o verdadeiro amparo a esse público vulnerável: o de acionar o Serviço de Abordagem Social para prestar o melhor encaminhamento, por meio do telefone (45) 98431-6376, que funciona 24 horas por dia.
O secretário municipal de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior, destaca que o Município tem plenas condições de prestar o melhor auxílio. “Podemos e temos toda liberdade para pedir esse apoio para a população, porque nós damos todo o apoio necessário para pessoas em situação de rua. Nós garantimos alimentação, com café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Lógico que também é necessário que essas pessoas aceitem o atendimento, porque muitos ainda acabam não aceitando. Peço que deem uma oportunidade para essas pessoas saírem das ruas. É um objetivo muito simples e necessário para que a gente possa refletir com a sociedade”, explica o secretário.
Segundo ele, ficar nas ruas acaba sendo ponto de partida para outras mazelas sociais, inclusive para o aumento da criminalidade, como tráfico de drogas, roubos, depredação de espaços particulares e públicos, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil, dentre outros crimes e violação de direitos.
REDE DE ACOLHIMENTO
Toda pessoa em situação de rua é primeiramente atendida pelo Centro Pop, vinculado ao serviço de Abordagem Social. Esse serviço é destinado justamente a identificar, atender, acompanhar e monitorar as pessoas que estão em situação de rua, sejam elas adultas ou crianças/adolescentes, e assim fazer os encaminhamentos adequados ao realizar a abordagem no local. No entanto, as pessoas só são encaminhadas para acolhimento se concordarem, uma vez que elas não podem ser obrigadas a se retirar das ruas.
Os adultos são encaminhados para acolhimento no Albergue ou na Casa Pop. Já as crianças são referenciadas a um dos Conselhos Tutelares de Cascavel e atendidas pela rede de proteção do município.
Além da rede de serviços dos Cras (Centros de Referências de Assistência Social), que conta com nove unidades em Cascavel, distribuídas em várias regiões da cidade, o Município ainda conta com o programa Vida Nova já atua na recuperação de dependentes químicos, com a oferta de reabilitação, tanto de forma voluntária, como involuntária. “Oferecemos a oportunidade de internamento para o tratamento do vício de álcool e drogas, visto que muitos do que estão em situação de rua são pessoa que, infelizmente, estão acometidas pelo vício”, completou o secretário.
A rede da Assistência Social é ampla e acessível aos cidadãos. Para isso, o Município busca unir forças com a comunidade para garantir o melhor atendimento a todos, de forma digna e visando um futuro melhor para as pessoas em situação de rua.