Cotidiano

Profissional do IDR-Paraná indicado ao Prêmio Melhores do Biogás Brasil

Profissional do IDR-Paraná indicado ao Prêmio Melhores do Biogás Brasil

O coordenador do programa RenovaPR, Herlon Goelzer de Almeida, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), foi indicado ao Prêmio Melhores do Biogás Brasil, na categoria Melhor Profissional. O prêmio dá visibilidade e reconhecimento ao profissional que atua na área, além de valorizar plantas e unidades geradoras de biogás, considerando projetos em três áreas produtivas: saneamento, indústria e pecuária.

A votação nos indicados vai até 31 de março, e deve ser feita por este site, onde também há orientação sobre como e em quantos nomes votar. O prêmio é uma ação do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, iniciativa que busca contribuir para o desenvolvimento destas cadeias em todo o País, em especial, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Neste ano, o Fórum está em sua quinta edição e será realizado em Foz do Iguaçu (Oeste), de 18 a 20 de abril de 2023. A premiação ocorrerá em cerimônia oficial no dia 19 de abril.
O Fórum é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA).
Além de coordenar o programa RenovaPR, Herlon Goelzer de Almeida é, também, coordenador da área de Energias Renováveis no IDR-Paraná. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ele tem experiência na área de Engenharia de Energia, com ênfase em Fontes Renováveis de Energia.
Sua indicação ao prêmio se deve à atuação com o RenovaPR, programa do Governo que facilita a instalação de sistemas de energia fotovoltaica e biogás/biometano na produção rural. Produtores, cooperativas e associações de produção podem financiar a aquisição e instalação de sistemas de energia renovável. As operações de crédito recebem subvenção econômica do Estado, o que facilita e incentiva a adoção destes sistemas.
Em dois anos de existência do programa foram viabilizados mais de R$ 1 bilhão em 5.662 projetos para geração de energia renovável.
“É uma honra ser indicado a este prêmio. Durante toda a minha carreira sempre estive envolvido com o sistema de biogás, mas entendo que essa indicação é um reconhecimento pela atuação de todos os profissionais do IDR-Paraná, visto que todos os servidores do Instituto colaboraram de alguma forma para o sucesso que é o RenovaPR”, afirma.