Cotidiano

Prefeito apela ao Tribunal de Justiça para evitar perda do mandato

Ivan Reis da Silva tenta reverter a perda dos direitos políticos e também de seu mandato

Terra Roxa – O prefeito Ivan Reis da Silva passou horas reunido a portas fechadas com sua assessoria jurídica e um advogado vindo de Curitiba, na quarta-feira (24), preparando recurso que deverá ser impetrado ainda nesta quinta (25), no TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) na tentativa de reverter a perda dos direitos políticos e também de seu mandato à frente do governo municipal.

Diferentemente da maioria dos casos envolvendo políticos, esse nada tem a ver com corrupção eleitoral ou administrativa. Ivan foi surpreendido por um ofício do promotor público Aldo Kawamura Almeida protocolado na Câmara de Vereadores de Terra Roxa, na terça-feira (23), informando que ele foi atingido por uma condenação criminal com trânsito em julgado e, em consequência disso, está com seus direitos políticos cassados e deve ser afastado da prefeitura e ser substituído pelo vice Altair de Pádua.

Ao receber o ofício, o presidente da Câmara, vereador Genivaldo Magnoni Bortoli, pediu ao promotor a extensão, de três para dez dias úteis, do prazo para que a Casa cumpra a sentença. A resposta a esse pedido, no entanto, só será dada nesta quinta-feira.

O caso

A condenação é referente ao envolvimento de Ivan em um acidente ocorrido em 2010 na rodovia que liga Terra Roxa a Palotina e que culminou com a morte do advogado Nelson Antonio Vieira, amigo pessoal e que viajava de carona com o prefeito.

Nota oficial

Ivan Reis da Silva se pronunciou sobre o fato por meio de nota oficial.

“Confesso que o conteúdo do referido documento me causa profundo sentimento, considerando que o acidente foi uma fatalidade, ainda sentida pelas nossas famílias. No entanto, com a graça de Deus e os trabalhos que já estão sendo realizados na esfera jurídica, acredito na reversão dessa situação”, declarou o prefeito.