Toledo – A região Oeste foi castigada nos últimos meses pela incidência de fenômenos naturais. Chuvas fortes marcadas por temporais e, sobretudo, a formação de um tornado em Marechal Cândido Rondou em novembro deixou estragos pela cidade e a população em geral em estado de alerta.
Com a previsão de que nesta estação do ano ocorram mais desastres por conta das condições do tempo há preocupação entre famílias que esperam estar amparadas em caso de intempéries.
Considerando a procura por algum tipo de seguro residencial houve um aumento de 10% nas contratações de Cascavel e região, conforme o delegado regional do Sincor-PR, (Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná), Luiz Cesar Dullius.
Toda vez que ocorre alguma situação de desastre como os que foram registrados em Rondon, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Cafelândia, por exemplo, percebemos o aumento da procura por algum plano de seguro que possa amenizar os efeitos negativos, afirma ele.
A mudança de cultura entre a população também favoreceu a busca pelos serviços. Segundo Dullius, as pessoas estão se conscientizado de que para ter segurança não é preciso pagar muito.
Essa era uma cultura antiga e equivocada de produtos antigos. Hoje é possível, com uma pequena participação, encontrar coberturas que contemplem prejuízos de vendavais, incêndios e descargas elétricas, cita o corretor.
Considerando a cobertura de R$ 100 mil em acidentes provocados por incêndio e R$ 20 mil no caso de vendavais, o segurado terá o custo de R$ 200 a R$ 300 ao ano pela contratação do serviço.
É um valor irrisório diante da segurança que é garantida. A maior incidência sobre os pagamentos ocorre apenas no seguro por roubo, ressalta o delegado do Sincor-PR.
Recuperação de eletrodomésticos
A descarga de raios na rede elétrica ou picos de queda de energia podem danificar eletrodomésticos ou eletrônicos. Dependendo do dano registrado, a Copel faz o ressarcimento ao consumidor, desde que o acidente tenha sido confirmado na rede elétrica.
Para registro da solicitação pela internet, é necessário efetuar o login nos serviços online. No caso de empresas o solicitante deverá ser o representante legal e comprovar esta condição mediante apresentação de documentos.
O consumidor será informado sobre o resultado do pedido de ressarcimento, por escrito, em até 15 dias corridos após a realização da vistoria ou, na ausência desta, 15 dias após o registro da solicitação.O processo será analisado pela Copel e, se deferido, o pagamento ocorrerá em até 20 dias.
(Com informações de Romulo Grigoli)