Cotidiano

Parceria entre Estado e Exército encaminhou mais de mil jovens ao mercado

Mutirões em parceria com Exército encaminharam mais de mil jovens para o mercado de trabalho desde o início do ano
Mutirões em parceria com Exército encaminharam mais de mil jovens para o mercado de trabalho desde o início do ano

Cascavel – Os mutirões de emprego realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, em parceria com o Exército encaminharam 1.050 jovens para o mercado de trabalho em janeiro e fevereiro de 2023. Foram cinco mutirões, sendo dois em Curitiba e três em Cascavel, todos direcionados aos militares que cumpriram o serviço militar obrigatório e militares temporários que estão com seus contratos na iminência de terminar para vagas no mercado formal de trabalho.

Em Cascavel, o acompanhamento feito pela Agência do Trabalhador em três mutirões intitulados “Recrutamento dos Recrutas” registrou 240 encaminhamentos para um posto formal de trabalho. A maioria não tinha experiência profissional. Os dois mutirões “Força de Trabalho Militar” realizados na Capital, em janeiro e fevereiro, selecionaram 810 jovens.  Em Curitiba, 22 empresas ofertaram vagas nos mutirões. Em Cascavel, no último mutirão foram 15 empresas e a agência local contabiliza o total de adesões em duas outras ações.

De acordo com o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o Governo do Estado está atento a todas as parcerias que possam ser estabelecidas com o propósito de alavancar a empregabilidade de paranaenses na faixa etária entre 18 e 29 anos. “Somos o Estado que mais emprega jovens no País via rede Sine. No Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), estamos em primeiro lugar entre os estados do Sul, considerando todos os grupos de trabalhadores, e queremos manter esse posto”, disse.

Segundo ele, o Paraná tem potencial para ser líder no ranking nacional em colocação no mercado. “Estamos intensificando as ações de empregabilidade para a juventude, como mutirões de emprego e, principalmente, a oferta de cursos de qualificação, o que aumenta substancialmente as oportunidades para aqueles que buscam o primeiro emprego”, ressaltou.

Em Cascavel, a Agência do Trabalhador reforça o aviso que a última seleção para soldados que terão dispensa no próximo dia 28 de feveveiro.

Pós-Carnaval

No retorno das atividades após o Carnaval, as Agências do Trabalhador do Paraná e os postos avançados ofertaram 14.280 vagas de emprego com carteira assinada. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 2.712 oportunidades em todo o Estado, seguida de safrista, com 591, alimentador de linha de produção, com 549, e magarefe, com 396.

O volume mais significativo está na Região Metropolitana de Curitiba (2.359), com vagas para operador de telemarketing ativo e receptivo (350), operador de telemarketing receptivo (266) e operador de tele-atendimento (100).

Na sequência, em volume, está a regional de Toledo, com 2.206 vagas. Auxiliar de linha de produção é o segmento com maior oferta, com 476, seguido de operador de processo de produção (165), consultor de vendas (106) e abatedor de aves (100). São destaques na oferta de postos de trabalho as regionais de Cascavel, com 1.186 oportunidades, Maringá (1.054), Pato Branco (939) e Londrina, com 917. Em Cascavel, as funções que lideram são auxiliar de linha de produção, com 302 empregos disponíveis; magarefe, com 200; desossador, com 55; e técnico em fibra óptica, com 50.

Foto: Divulgação STR