Cotidiano

Papa adverte que União Europeia corre risco de morrer sem seus ideais

EU-SUMMIT_POPECIDADE DO VATICANO ? O Papa Francisco advertiu os líderes europeus nesta sexta-feira reunidos no Vaticano que a União Europeia (UE) corre o risco de morrer sem seus ideais fundadores como solidariedade, abertura ao mundo e busca pela paz e desenvolvimento. Papa

? Todo corpo que perde o sentido de seu caminho, que perde esse olhar para frente, sobre primeiro uma regressão e, finalmente, corre o risco de morrer ? disse o Pontífice em um discurso para os 27 presidentes e mandatário das principais instituições europeias .

A audiência, realizada na imponente Sala Régia do Palácio Apostólico, foi organizada por ocasião no sábado do 60º aniversário do Tratado de Roma, que deu origem à UE. Entre os presentes estavam o presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

O primeiro Papa não europeu, que tem sido muito crítico em várias ocasiões com a velha e ?cansada? Europa, recordou os ideais chamados de ?pais fundadores?, mencionados por ele várias vezes.

? A Europa volta a encontrar esperança na solidariedade, que é também o antídoto mais eficaz ao populismo moderno. Os populismos florescem pelo egoísmo ? disse ele, depois de mencionar as políticas contra a migração, uma questão que gera tensões e divisões dentro da UE. ? Não se pode limitar a administrar a crise migratória grave destes anos como se fosse apenas um problema numérico, econômico ou de segurança.

Como faz há cerca de três anos, quando visitou a sede do Parlamento Europeu em Estrasburgo, Francisco exortou a Europa a ?encontrar novos caminhos?, a ?apostar pelo futuro?, a desenvolver um ?novo humanismo? e não perder a memória.

? A Europa tem um patrimônio moral e espiritual único no mundo, que merece ser proposto novamente com paixão e vitalidade renovada, e que é o melhor antídoto contra a falta de valores do nosso tempo, um terreno fértil para todas as formas de extremismo.