SÃO PAULO – Para facilitar e reduzir os gastos com atendimento ao cliente, a empresa de telefonia Oi lançou aplicativo para aumentar venda de serviços aos usuários dos planos pré-pagos e com isso elevar de 4% para 20% a participação dos canais digitais. E apesar do processo de recuperação judicial, o maior já registrado no país, os executivos da empresa afirmam que os investimentos em melhoria da eficiência operacional serão mantidos.
? Queremos que as vendas em canais digitais representem 20% das vendas em até quatro anos. Isso reduz o nosso custo com vendas de serviços aos clientes ? afirmou Mauricio Vergani, diretor de Estra da Oi, acrescentando que o custo de uma venda por aplicativo ou internet equivale a 20% do gasto pelos demais meios (atendimento telefônico, loja física).
A Oi entrou em recuperação judicial em junho. O volume de créditos que serão renegociados pode chegar a R$ 65 bilhões, o maior já registrado por uma empresa no Brasil.
A empresa não revela o volume de investimentos previstos para o ano, mas afirma que será em patamar similar ao registrado em 2015 e que a reestruturação das dívidas da empresa não impedirá a manutenção e melhorias da área operacional.
? O nível de investimentos vai ser em linha com o ano passado. A recuperação judicial não tem impedido os investimentos em infraestrutura ? afirmou Vergani.
Bernardo Winik, diretor de Varejo da Oi, afirmou que as notícias sobre a reestruturação divulgadas na imprensa não chegaram a afetar o ritmo de vendas da operadora tanto para clientes corporativos como pessoas físicas.
O aplicativo lançado nesta quarta-feira pela empresa de telefonia vai atender os 15 milhões de clientes do Oi Livre. Nessa plataforma, será possível fazer a recarga e comprar o que melhor atende à necessidade de cada cliente.
Os clientes pré-pagos do Rio serão os primeiros a usar esse serviço, que depois será estendido a outros estados. O pagamento por enquanto só pode ser feito por cartão de crédito.
Para as pequenas e médias empresas, que somam cerca de 150 mil clientes, foi disponibilizado o aplicativo Oi Mais Empresas, em que é possível também contratar serviços de telefonia fixa e banda larga.