Cotidiano

Oeste tem segundo dia de geada

A justificativa para a queda brusca nas temperaturas, conforme o meteorologista Lizandro Jacóbsen, é a falta de períodos de maior aquecimento

Toledo – A tendência de um inverno mais rigoroso do que em anos anteriores já tem se confirmado antes mesmo da chegada da estação, no próximo dia 21. Segundo o Simepar (Instituto de Meteorologia do Paraná), em comparação ao ano passado, em que a estação foi marcada por muita chuva, a previsão é de clima mais seco e de muito frio.

A justificativa para a queda brusca nas temperaturas, conforme o meteorologista Lizandro Jacóbsen, é a falta de períodos de maior aquecimento, que coincidiu com dias de resfriamento consecutivos. No Oeste, a formação de geada é registrada desde a quarta-feira (8), cenário que ocorre em quase todas as regiões do Estado. Em Toledo, os termômetros marcaram 0,4°C, enquanto em Cascavel a temperatura mínima foi de 1,6°C, com sensação térmica de 0°C, considerado o dia mais frio do ano em todo o Paraná. 

A quinta-feira foi ainda mais gelada em Entre Rios, distrito de Guarapuava, que registrou mínima de -5,1°C, e sensação térmica de -6°C, a temperatura mais baixa do Paraná. Em General Carneiro, a mínima chegou a -5°C. Nem em 2013, quando nevou na região centro-sul, as temperaturas foram negativas.         

Temperaturas aumentam

A massa de ar frio e seco é o que mantém a estabilidade atmosférica em toda a região Sul do País, situação que também ocorre nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo e no Paraguai. Segundo o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, a expectativa é de que somente a partir de terça-feira (14) as temperaturas subam novamente. “O frio intenso permanece até o início da próxima semana, com risco de formação de geadas”, diz.