A secretaria de Saúde de Cascavel informou na tarde desta segunda-feira (11) que o município está desenvolvendo uma estratégia para diminuir a espera por consultas e exames. Além disso, foi divulgado um levantamento com as consultas e exames represados nos últimos quatro anos no município.
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A ampliação do repasse de recursos ao CISOP (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná) também deve aumentar o número de consultas de especialidades. A secretaria também pretende realizar um mutirão de consultas extras com os profissionais já existentes no período noturno e finais de semana, após a inauguração da nova sede do CISOP.
O levantamento
Segundo o levantamento, houve um aumento de 50% para 80% na cobertura da atenção básica, fazendo com que mais pacientes tenham acesso aos atendimentos do SUS (Sistema Único de Saúde).
Em janeiro de 2017 o município tinha 41.821 pacientes na fila de espera para consultas de média complexidade. Esse número passou para 50.326 pacientes em janeiro de 2018, 48.832 em janeiro de 2019 e 35.151 em janeiro de 2020. Em janeiro de 2021 a fila de consultas é de 35.866, o que gerou redução de 16,6%, em relação à 2017.
O número de pacientes que aguardam na fila de espera para exames de média complexidade subiu de 41.821 em 2017 para 61.060 em 2021, um crescimento de 31,5%. Para diminuir a fila, o secretário de Saúde, Thiago Stefanello, informou que o município aprovou o credenciamento de prestadores públicos e privados para realizar esses exames. Assista a fala do secretário:
Segundo as considerações da secretaria, quanto mais pacientes são atendidos na rede de atenção primária e na rede de urgência, mais exames e consultas especializadas são solicitadas, mas ao contrário dessas redes, a rede
especializada não foi ampliada na proporção desejada, por diversos motivos:
• Os preços dos exames e consultas oferecidos pelo consórcio estão defasados;
• Prestadores preferem realizar atendimento à saúde suplementar;
• Prestadores não possuem documentação completa, como certidões negativas, para participar do chamamento público;
• Prestadores disponibilizam poucas consultas ou exames, que não suprem a demanda dos municípios;
• Todas as consultas e exames disponibilizadas pelo CISOP são divididas entre os 25 municípios da 10a Regional de Saúde;
• Pacientes que possuem priorização médica são atendidos de forma prioritária, e como a oferta de consultas e exames não supre a demanda, alguns pacientes passam a ficar na fila por um tempo bastante prolongado em
certas especialidades;
• Uma média de 20% dos pacientes faltam em consultas e exames, tirando a vez de outro paciente que aguarda na fila;