Cotidiano

Missão leva empresários do Oeste em busca de inovações no Oriente

Missão leva empresários do Oeste  em busca de inovações no Oriente

Vinte e dois empresários e empreendedores ligados ao POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) e ao ecossistema Iguassu Valley iniciaram nesta semana uma imersão de dez dias por dois dos maiores símbolos de sucesso do Oriente Médio. A comitiva, sob curadoria do empresário Carlos Guedes, da Nexu´s (em parceria com o Instituto de Liderança de Israel), cumpre a partir de quinta-feira (22) uma extensa agenda de compromissos em Dubai e Israel. “São dois países com os olhos voltados para o futuro, verdadeiras fontes de inspiração a futuros projetos e parcerias no Oeste do Paraná”, afirma Guedes.

A missão permanece dois dias em Dubai, a nova “Meca” tecnológica e do turismo mundial, e sete em Israel. Na primeira parada, os empresários e diretores de entidades que integram a caravana conhecem o Dewa e o Museu do futuro, que faz uma projeção de como a humanidade viverá em 2071. Um revolucionário Centro de Inovação de Energias foi implantado no meio do deserto, a 30 quilômetros do centro de Dubai. Referência internacional, o Dubai Electricity & Water Authority ocupa um prédio em formato de tornado com o vórtice principal voltado para o solo.

Com capacidade anual de produção de 2.327 MW, o Dewa utiliza energia solar fotovoltaica e concentrada. Ele responde, atualmente, por quase 16% da capacidade total de produção de eletricidade de Dubai, totalizando 14.817 Megawatts. O parque, segundo Carlos Guedes, contribui para a realização da Dubai Clean Energy Strategy 2050, a estratégia de neutralidade de carbono do emirado para daqui a 27 anos. As questões ambientais, a exemplo do que ocorre em outros lugares do planeta, recebem bastante atenção no Oriente Médio.

 

Israel

Na segunda etapa da viagem, o grupo terá inúmeros compromissos em Israel, considerada a “Meca” da inovação do mundo. Empresas com tecnologias de ponta para o agronegócio estão no roteiro, como a Plantish e a Cropx e Steak Holder Foods. A primeira transforma plantas em um salmão (sabor e aparência) e a outra produz carne a partir de uma molécula de boi, reproduzindo por impressão 3D.

O roteiro inclui ainda visita a parques tecnológicos, centro de inovação e universidades tecnológicas, reunião com Embaixada Brasileira, Câmara de Comércio e encontro com a Autoridade Israelita de Inovação. Entre os que integram a comitiva estão o presidente da Acic, Siro Canabarro, o presidente da Fundetec Alcione Gomes, o superintendente da Cotriguaçu Gilson Anizelli e o gerente de TI da Coopavel, Rogério Aver.

 

Summit Iguassu Valley e seus impactos na inovação regional

Trinta e três pessoas participaram nesta semana, na AcicLabs, de um encontro que fez reflexões sobre as contribuições do Summit Iguassu Valley, evento realizado dias 14 e 15 de junho em Foz do Iguaçu com mais de 1,3 mil participantes. O sucesso do evento demonstra o atual estágio do processo de amadurecimento e fortalecimento do ecossistema de inovação do Oeste, segundo o presidente Jadson Siqueira.

O encontro desta semana, com a presença de idealizadores e alguns inscritos no Summit, permitiu insights importantes e que somam em favor da inovação regional. Participaram também Ana Rizzi, gestora de Projetos no Sebrae/PR e Bruna Saara, vice-presidente para Assuntos ESG da Acic e proprietária da startup Selo Verde. “Todos puderam compartilhar impressões e experiências de auxiliar na organização e de ter participado de um evento tão vibrante”, segundo a proprietária da 7 Digital Tech e coordenadora do Movimento/Núcleo Iguassu Valley de Cascavel, Rosemeire Silva.

O meetup revelou também as intenções e os desafios envolvidos na organização de um evento de grande porte, cujo objetivo é impulsionar a inovação no Oeste do Paraná. A mediação esteve a cargo do executivo da AcicLabs, Sérgio Altavini.  A Acic foi uma das entidades representadas por diretores e colaboradores no evento realizado em Foz do Iguaçu. Quem tiver interesse em se inteirar mais do Summit pode assistir à gravação do meetup no canal oficial do Iguassu Valley no YouTube.

 

Novo Núcleo Territorial

Uma reunião às 20h de segunda-feira, 26, na Escola Municipal Teotônio Vilela, no bairro Canadá, vai aprofundar os trabalhos de estudos para a criação de um novo núcleo territorial do Programa Empreender da Acic em Cascavel. O encontro envolverá empresários e líderes do Centro-Norte do perímetro urbano. A intenção é levar uma metodologia diferenciada para unir os empresários e moradores e, a partir disso, traçar estratégias para avanços à região. O novo núcleo, caso confirmado, vai compreender os bairros situados entre a rua Jorge Lacerda, BR-467, avenida Brasil e Trevo Cataratas. A reunião da segunda-feira é aberta a todos os interessados em conhecer mais sobre a parceria do Empreender com a associação de moradores. Informações pelos telefones 99974-1951 e 99927-3983.